Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

A
Trata-se de uma doença com uma das maiores relações com um antígeno de histocompatibilidade na medicina interna.
B
As articulações periféricas mais precocemente envolvidas nessa doença são os joelhos e punhos.
C
A uveíte posterior crônica é a manifestação extra-articular mais comum dessa doença.
D
A tomografia computadorizada e a cintilografia óssea permitem um diagnóstico mais precoce e preciso dessa doença.
E
A complicação mais séria dessa doença é a fibrose pulmonar progressiva.
Uma gestante é admitida em trabalho de parto, pós-data, com rotura artificial de membranas com 6 cm de dilatação e líquido amniótico meconial. Uma hora após a internação observaram-se alterações da monitoragem fetal, quando foi indicado parto operatório. Recém-nascido com impregnação de mecônio na pele, ativo, chorou ao nascer e apresenta respiração regular, com discreta cianose de extremidades. Neste momento o pediatra deve:
Um escolar de 9 anos vinha sendo tratado de pneumonia há 2 dias e chega ao pronto-socorro com quadro de insuficiência respiratória. A criança está hipoxêmica e requer oxigenoterapia. O exame radiológico mostra grande derrame pleural à direita. O patógeno mais provável, entre os citados, para a pneumonia desta criança é:
Melhor opção terapêutica na hemorragia digestiva alta por varizes de esôfago:
A respiração paradoxal está associada:
Compartilhar