Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

A
Trata-se de uma doença com uma das maiores relações com um antígeno de histocompatibilidade na medicina interna.
B
As articulações periféricas mais precocemente envolvidas nessa doença são os joelhos e punhos.
C
A uveíte posterior crônica é a manifestação extra-articular mais comum dessa doença.
D
A tomografia computadorizada e a cintilografia óssea permitem um diagnóstico mais precoce e preciso dessa doença.
E
A complicação mais séria dessa doença é a fibrose pulmonar progressiva.
A polirradiculoneuropatia inflamatória desmielinizante aguda apresenta-se geralmente de forma simétrica. O seu diagnóstico pode ser corroborado com os seguintes achados nos exames complementares:
Com relação à esclerose lateral amiotrófica, é correto afirmar:
Paciente do sexo feminino, 29 anos. Há 5 anos, diagnóstico clínico e neurofisiológico de miastenia gravis, porém com anticorpo antirreceptor de acetilcolina negativo. Evoluiu com dificuldade de controle com tratamento medicamentoso. Submetida a timectomia, sem melhora dos sintomas. Houve melhora dos sintomas após a realização de 5 sessões de plasmaférese. Sobre esse caso, é correto afirmar:
Na síndrome do nervo glúteo superior ocorre comprometimento:
Compartilhar