Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Um homem de 20 anos corta o lábio superior ao se barbear pela manhã. Um segundo após o corte, a perda de sangue de uma pequena arteríola dérmica do local do trauma é reduzida através de:

A
proteína C reativa.
B
agregação plaquetária.
C
quimiotaxia de neutrófilos.
D
vasoconstrição.
E
polimerização de fibrinas.
Gestante de 30 semanas interna em trabalho de parto franco, com dilatação cervical de 6 cm, colo fino e centralizado, bolsa íntegra, apresentação cefálica em plano –1 de De Lee e FCF de 136 bpm. Em que pesem os esforços na tentativa de inibir a contratilidade uterina, o trabalho de parto evoluiu para o período expulsivo. Qual a ação mais importante a ser realizada pelo obstetra ao realizar um parto nesta situação?
Homem, 78 anos de idade, com confusão mental e alteração da memória há 6 meses. Apresenta períodos de lucidez que duram alguns dias, com episódios de desorientação de início agudo. Nos últimos 3 meses teve alucinações visuais bem estruturadas (chega a ver animais na árvore). Teve algumas quedas, com fratura do punho. Ao exame físico: leve tremor na mão esquerda e rigidez nos braços. Há 3 semanas, passou em consulta, recebendo haloperidol, e evoluiu com rebaixamento da consciência e internação. Qual é o diagnóstico provável?
Considerando-se o caso da questão acima, quais ajustes ventilatórios devem ser realizados para se prevenirem injúrias relacionadas à ventilação mecânica?
Na avaliação de um paciente com ascite de origem recente, assinale o item que melhor define a etiologia:
Compartilhar