Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Um homem de 25 anos vai ao consultório queixando-se de dor no joelho esquerdo e no hálux direito, que iniciou há uma semana e não respondeu a analgésicos adquiridos sem receita. Também se sente febril e dolorido e tem disúria e infecção ocular. Há cerca de um mês, recebeu tratamento para sífilis. Ao exame está afebril e ambos os olhos estão injetados e muito sensíveis à luz. O joelho esquerdo e a primeira articulação metatarso-falangeana direita estão edemaciados e dolorosas. Qual é seu diagnóstico?

A
Artrite gotosa
B
Síndrome de Reiter
C
Artrite infecciosa
D
Artrite reumatoide
E
Sífilis
Bradicardia, hipersalivação, vômitos, diarreia, sudorese intensa e fasciculações são manifestações típicas da intoxicação por:
Em relação ao aneurisma de aorta abdominal infra-renal, assinale o principal fator de risco:
A nefrolitíase é uma condição bastante comum. Para a sua prevenção, são recomendadas algumas medidas como ingestão adequada de líquidos e restrição de proteínas na dieta. Alguns medicamentos também podem ser empregados para a prevenção da nefrolitíase. Assinale a opção que contém apenas medicamentos recomendados para a prevenção da nefrolitíase:
Um lactente de 4 meses apresenta história de febre e vômitos há 4 dias. O bebê tem antecedente de ter nascido de gestação de 26 semanas com 960 g. Permaneceu internado até os 3 meses em decorrência de múltiplas complicações, incluindo a presença de hemorragia periventricular grau IV que necessitou a instalação de válvula de derivação ventrículo-peritoneal há aproximadamente 6 semanas. O exame físico revela um bebê pouco responsivo e afebril. O restante do exame é inespecífico. Você decide colher uma amostra do liquor para descartar a possibilidade de meningite. Caso confirmada, esta infecção será provavelmente devida a:
Compartilhar