Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Um homem de 25 anos vai ao consultório queixando-se de dor no joelho esquerdo e no hálux direito, que iniciou há uma semana e não respondeu a analgésicos adquiridos sem receita. Também se sente febril e dolorido e tem disúria e infecção ocular. Há cerca de um mês, recebeu tratamento para sífilis. Ao exame está afebril e ambos os olhos estão injetados e muito sensíveis à luz. O joelho esquerdo e a primeira articulação metatarso-falangeana direita estão edemaciados e dolorosas. Qual é seu diagnóstico?

A
Artrite gotosa
B
Síndrome de Reiter
C
Artrite infecciosa
D
Artrite reumatoide
E
Sífilis
Dos fios cirúrgicos absorvíveis relacionados abaixo, qual apresenta reabsorção e perda da força tensil mais lenta?
Não é complicação de nutrição enteral:
Menino de 04 anos deu entrada na emergência com história de 05 dias de febre baixa, diarreia semipastosa poucas vezes ao dia, dor torácica, taquicardia e taquipneia. Eletrocardiograma com baixa voltagem. No exame físico foi observado turgência jugular, pulso paradoxal e ritmo de galope. O Raio X de tórax mostrava aumento da área cardíaca e da trama pulmonar com linhas de Kerley. Nega outros sintomas. O diagnóstico é:
Neonatologista recebeu na sala de parto, um bebê filho de mãe com pré-eclampsia grave, hipotônico e cianótico. Colocou-o sob uma fonte de calor radiante, enxugando-o, assegurou-lhe a permeabilidade das vias aéreas e continuou a reanimação neonatal. Com 1 minuto obteve: Frequência cardíaca = menor que 100 bpm, Movimento respiratório = ausente, Tonus = alguma flexão, Reflexos = ausente e Cor = Azul-pálida. No 5º minuto: Frequência Cardíaca = maior que 100 bpm, Movimento Respiratório = irregular, Tonus = Alguma flexão, Reflexos = choro forte, Cor = Rósea. O Apgar foi:
Compartilhar