Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido à importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. O aumento da PVC durante o ato inspiratório observado no exame clínico representa o sinal de Kussmaul.

A
CERTO
B
ERRADO
Em relação à AGA (Avaliação Geriátrica Ampla), NÃO podemos afirmar que:
Menino de 8 anos é levado a pronto-socorro desacordado pelos pais, após ser encontrado nos arredores da casa. A família mora em um sítio, onde são criados vários animais, e o pai mantém uma horta com diversas verduras. Ao exame, mostra-se comatoso, com frequência cardíaca de 58 bpm, dispneia com estertores crepitantes bilaterais, com miose bilateral e simétrica. Marque a alternativa incorreta quanto à conduta inicial na urgência.
Paciente sofreu ferimento por arma de fogo em hemitórax direito, abaixo do mamilo. Apresenta dispneia, cianose e palidez, com PA = 80/40mmHg e FC =142 bpm. RX de tórax mostra nível líquido e pneumotórax (provável hemopneumotórax) à direita e alargamento mediastinal com presença de projétil em hemitórax esquerdo. Qual a conduta adequada?
Quais as indicações de amputação primária por oclusão arterial crônica?
Compartilhar