Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. O uso imediato de medicamentos que induzem vasoconstrição esplâncnica (terlipressina e octreotídeo, por exemplo) é recomendado em pacientes com hemorragia digestiva alta secundária à hipertensão portal, especialmente em casos em que o exame endoscópico tiver sua realização retardada.

A
CERTO
B
ERRADO
Menina de cinco anos, cuja mãe teve tuberculose diagnosticada recentemente, foi encaminhada ao ambulatório de Pediatria para investigação. A criança apresenta cicatriz de BCG, está assintomática e o teste tuberculínico foi reator com 16 mm. Na radiografia simples de tórax, há imagem de nódulo hilar calcificado à direita. Neste caso, a conduta recomendada é:
Para destravar o joelho que se encontra em completa extensão a fim de se preparar o movimento de flexão qual/quais músculo (s) é/são requeridos inicialmente para contração dentre as opções abaixo?
Numa criança com suspeita clínica de hepatite viral aguda, os marcadores virais séricos mais apropriados a serem solicitados para definição diagnóstica do agente etiológico, dentre as opções abaixo, são:
Lesão óssea com dor noturna e aliviada com aspirina corresponde usualmente a:
Compartilhar