Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido a importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Neste caso, a verificação de redução do nível da pressão arterial sistólica durante a inspiração constitui o pulso paradoxal, que, de fato, representa um fenômeno oposto ao que ocorre na fisiologia cardiovascular normal, qual seja, aumento da pressão sistólica durante o ato inspiratório.

A
CERTO
B
ERRADO
No tratamento do choque hemorrágico secundário a trauma grave, o melhor sinal de restauração hemodinâmica bem sucedida é:
Em relação à saúde mental da criança, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Resiliência é a capacidade de resistir aos estressores traumáticos (perdas, acidentes, doenças graves), sem lesar o potencial de desenvolvimento e de recuperação. II. Doenças psiquiátricas na família, como transtornos de humor e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, são fatores de risco para a psicopatologia infantil. III. Farmacoterapia é a primeira escolha no tratamento dos transtornos de ajustamento da infância. Qual é a alternativa correta?
Em relação à avaliação das crianças com trissomia do cromossoma 21, são apresentadas as assertivas a seguir: I. A solicitação do exame de cariótipo é indicada apenas quando há dúvidas no diagnóstico clínico. II. Quando houver suspeita clínica de síndrome de Down, a avaliação cardiológica deverá ser solicitada para todo RN, mesmo que a ausculta não evidencie sopros. III. Indica-se avaliação radiológica da coluna cervical para todas as crianças com esta cromossomopatia. Qual é a alternativa correta?
O trauma é importante problema de saúde pública, sendo que o tipo de atendimento inicial pode reduzir a morbimortalidade associada. Considerando um paciente vítima de acidente automobilístico, que apresente vias aéreas permeáveis, porém com respiração inadequada, taquidispneia e escore de 7 na escala de coma de Glasgow, julgue os itens subsequentes. Caso se opte pela intubação endotraqueal com a chamada indução em sequência rápida, o paciente deve receber um agente anestésico de ação rápida seguido de um agente de bloqueio neuromuscular.
Compartilhar