Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido à importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 ml. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dl, ureia plasmática = 110 mg/dl, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, Fração Excretada de Sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de Eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Os achados são compatíveis com o diagnóstico de insuficiência renal aguda oligúrica do tipo pré-renal.

A
CERTO
B
ERRADO
Paciente de 12 meses de idade, sexo feminino, vem a consulta médica por falta de ganho ponderal há 60 dias. Sem outras queixas. A mãe refere que a criança alimenta-se normalmente, apresentando dieta adequada para a idade. Seu peso atual está no P 3 (anteriormente no P10) e a estatura no P 25 (anterior P25). O exame físico geral e segmentar não apresenta alterações. Há aproximadamente 1 semana, realizou hemograma e parasitológico de fezes que foram normais. Qual seria a melhor conduta para este paciente?
Em relação as infecções do trato urinário na mulher, assinale a afirmativa correta:
Paciente de 30 anos de idade, portador de hérnia inguinal é internado no dia 01/12 para tratamento cirúrgico de hérnia inguinal. No dia da cirurgia é realizada tricotomia na região inguinal e encaminhado ao centro cirúrgico, porém a cirurgia é suspensa por falta de água e remarcada para o dia 04/12. A operação é realizada em 2 horas e o fio usado para reforço ou fechamento da aponeurose foi polipropileno. Não foi usado antibiótico profilático. No 5º PO desenvolveu infecção de sítio cirúrgico superficial. Qual dos fatores abaixo relacionados NÃO contribuiu para o desenvolvimento da infecção.
Os marcadores tumorais abaixo relacionados são importantes para o seguimento do câncer de ovário, cólon e pâncreas, RESPECTIVAMENTE:
Compartilhar