Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Um homem de 30 anos, HIV positivo, em uso de antirretrovirais, apresenta diarreia com sangue e emagrecimento há 3 meses. Na investigação foram encontrados processo inflamatório e ulcerações no cólon transverso, cólon direito e íleo, entremeados com áreas de mucosa normal, além de fístulas intestinais e doença perianal. O diagnóstico mais provável é de:

A
colite pseudomembranosa.
B
infecção por citomegalovírus.
C
tuberculose intestinal.
D
retocolite ulcerativa.
E
doença de Crohn.
Um lactente de 11 meses de vida é trazido à UBS do seu bairro para reavaliação de tratamento de pneumonia iniciado há 48 horas. A mãe refere que a criança não está se alimentando bem e continua apresentando febre (máxima de 38,8°C), que cede com antitérmico. No entender da cuidadora, a criança não apresenta melhora. Exame físico: a criança mostra-se atenta ao ambiente, ausência de sinal de perigo, de sibilância e de tiragem; 9 kg, temp. axilar = 37,2°C e com 58 movimentos respiratórios por minuto. A conduta correta consiste em:
RN com 36 semanas e 4 dias de idade gestacional, parto operatório, apresenta desconforto respiratório nas primeiras horas de vida, FR 70 ipm, Rx de tórax evidenciou acentuação vascular pulmonar, diafragmas retificados e líquido intercissural. O diagnóstico mais provável é:
RN, sexo feminino, IG de 31 semanas (Ballard), AIG, nascido de parto cesáreo de mãe com DHEG, GI, PI, que fez pré-natal completo sem outras intercorrências, evolui com sofrimento respiratório progressivo. Com base nesse breve relato, a principal hipótese diagnóstica é:
Paciente masculino de 50 anos, internado para realização de cirurgia eletiva de revascularização do miocárdio. No sétimo dia de pós-operatório, inicia quadro de apatia, desorientação temporal, dificuldade de manter a atenção, choro fácil e inversão do ciclo sono-vigília. Passa a dizer que foi raptado e precisa voltar imediatamente para casa. Assinale a alternativa CORRETA.
Compartilhar