Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Um homem de 30 anos, HIV positivo, em uso de antirretrovirais, apresenta diarreia com sangue e emagrecimento há 3 meses. Na investigação foram encontrados processo inflamatório e ulcerações no cólon transverso, cólon direito e íleo, entremeados com áreas de mucosa normal, além de fístulas intestinais e doença perianal. O diagnóstico mais provável é de:

A
colite pseudomembranosa.
B
infecção por citomegalovírus.
C
tuberculose intestinal.
D
retocolite ulcerativa.
E
doença de Crohn.
Sobre as glomerulonefrites na infância, é CORRETO afirmar:
Paciente de 26 anos procura o serviço de saúde com queixas de febre, dor torácica tipo pleurítica à direita, acompanhada de tosse inicialmente seca e posteriormente com escarro amarelado. Exame físico revela propedêutica de condensação e derrame pleural na base do hemitórax direito. RX de tórax mostra imagem de derrame pleural. Hemograma com grande leucocitose e desvio à esquerda. Líquido obtido por punção revela aspecto purulento com PH de 6,2, glicose 30 mg/dl. Qual o melhor procedimento?
Considerando pacientes vítimas de queimaduras, pode-se afirmar que:
Em um paciente com taquicardia, hipotensão sintomática, sudorese, enchimento capilar lento e o eletrocardiograma mostrando fibrilação atrial com alta resposta, qual a melhor opção terapêutica?
Compartilhar