Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Um homem de 30 anos, HIV positivo, em uso de antirretrovirais, apresenta diarreia com sangue e emagrecimento há 3 meses. Na investigação foram encontrados processo inflamatório e ulcerações no cólon transverso, cólon direito e íleo, entremeados com áreas de mucosa normal, além de fístulas intestinais e doença perianal. O diagnóstico mais provável é de:

A
colite pseudomembranosa.
B
infecção por citomegalovírus.
C
tuberculose intestinal.
D
retocolite ulcerativa.
E
doença de Crohn.
Criança de seis anos e cinco meses de idade convive com o pai, que após um quadro de febre vespertina por três semanas e tosse produtiva, foi diagnosticado como tuberculose pulmonar. A bacterioscopia do escarro foi positiva, o PPD foi de 17 mm, e o RX de tórax apresentava condensação com área de hipertransparência em terço superior direito, sugerindo imagem de caverna. A criança se apresentava em bom estado geral. O RX de tórax revelava condensação em terço médio direito sem área sugestiva de caverna. O resultado do PPD foi de 16 mm e a bacterioscopia do escarro foi negativa. O menor também recebeu diagnóstico de tuberculose pulmonar. As prováveis justificativas para as diferenças clínicas, radiológicas e laboratoriais entre a tuberculose pulmonar do pai e a de seu filho são, que na infância ocorre, em geral:
O tratamento da dependência do tabaco é particularmente importante do ponto de vista econômico, porque a abstinência ao fumo pode prevenir uma grande variedade de doenças crônicas cujo custo terapêutico é elevado. Analise as afirmativas abaixo, em relação ao tratamento do tabagismo. 1) Abordagens combinando aconselhamento comportamental e farmacoterapia podem alcançar sucesso de 20 a 30% em um ano. 2) O paciente deve iniciar o uso da bupropiona após ter deixado de fumar. 3) Em idosos, os tratamentos para parar de fumar são menos efetivos do que em pessoas jovens. 4) É mais custo-efetivo do que o tratamento da hipertensão e outras intervenções preventivas, tais como a prevenção e o tratamento da dislipidemia. Pode-se afirmar que estão corretas as afirmativas:
No Brasil, os transtornos de ansiedade se encontram em primeiro lugar em prevalência entre os transtornos psiquiátricos. Na atividade clínica, a ansiedade é um sintoma bastante comum em cenários de atenção ambulatorial, hospitalar e em emergências. Ao clínico é necessário reconhecê-los e caracterizar a existência ou não de transtorno de ansiedade. Sobre este transtorno, é correto afirmar que:
Uma senhora de 58 anos procurou atendimento queixando-se de dores no joelho direito, que se iniciaram há três anos, mas que, no momento, se intensificaram. As dores são acompanhadas por dor em interfalangianas distais do primeiro e segundo dedos da mão direita e primeira metatarsofalangiana do pé esquerdo. Ao exame, a paciente apresenta IMC = 32 kg/m², calor e discreto edema na articulação do joelho direito e interfalangianas distais. Os exames laboratoriais evidenciaram hemograma normal; VHS = 20 mm na primeira hora; fator reumatoide = 32 UI. O provável diagnóstico deste caso será:
Compartilhar