Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Um homem de 30 anos, HIV positivo, em uso de antirretrovirais, apresenta diarreia com sangue e emagrecimento há 3 meses. Na investigação foram encontrados processo inflamatório e ulcerações no cólon transverso, cólon direito e íleo, entremeados com áreas de mucosa normal, além de fístulas intestinais e doença perianal. O diagnóstico mais provável é de:

A
colite pseudomembranosa.
B
infecção por citomegalovírus.
C
tuberculose intestinal.
D
retocolite ulcerativa.
E
doença de Crohn.
A amenorreia primária resultante de hipogonadismo hipogonadotrófico ocorre: I - quando o hipotálamo falha em secretar adequadamente o hormônio de gonadotrofinas (GnRH); II - quando a alteração da hipófise resulta em produção ou liberação inadequadas de gonadotrofinas hipofisárias; III - quando a produção ovariana de estradiol não é suficiente para fazer o feedback negativo com FSH. Qual a alternativa correta?
Os pais levam à consulta de rotina criança de 2 anos de idade solicitando esclarecimentos em relação à fimose de seu filho. Qual dentre as informações abaixo é considerada ERRADA?
Durante avaliação médica, o pediatra identificou quadro de criptorquidia no bebê e realizou ultrassonografia com visualização de testículo direito e hérnia em canal inguinal. A conduta mais adequada é
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas, sobre aneurisma de aorta abdominal. ( ) É mais comum no segmento infrarrenal, e a sua probabilidade de rotura passa a ser significativamente maior a partir dos 5 cm de diâmetro. ( ) O melhor exame para triagem e programação cirúrgica é a ultrassonografia. ( ) Para o diagnóstico de rotura, em pacientes clinicamente estáveis, a tomografia computadorizada é de pouca valia, sendo a ultrassonografia o exame de escolha. ( ) A aortografia (com contraste iodado) é o melhor método para seu diagnóstico e para programação de correção cirúrgica endovascular. ( ) Existe forte associação com aneurismas em outros segmentos arteriais, especialmente o de artéria poplítea, sendo mais comum na população do sexo masculino. A alternativa que contém o conjunto com a sequência correta é:
Compartilhar