Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Um homem de 35 anos apresenta episódio autolimitado de diarreia, evoluindo após algumas semanas com poliartrite assimétrica de membros inferiores, dactilite nos pododáctilos, tendinite no aquileu, lesões superficiais eritematosas no pênis. Apresenta sacroileíte assintomática e conjuntivite bilateral. O diagnóstico mais provável é:

A
Doença de Behçet
B
Síndrome de Reiter
C
Doença de Whipple
D
Espondilite Ancilosante
E
Polimialgia Reumática
Paciente apresenta hérnia de hiato esofágico do tipo 1 associada a refluxo gastro-esofágico e mucosa de Barrett com displasia grave, sendo indicada ablação fotodinâmica da mesma. Cerca de 12 horas após o procedimento endoscópico para tal, apresenta dor retroesternal com irradiação cervical e enfisema subcutâneo nesta região. Qual o melhor método diagnóstico para o quadro clínico agudo, apresentado pelo paciente?
Menino, 7 anos, apresenta subitamente dor de garganta, calafrio, febre alta, cefaleia e dor abdominal. As amígdalas estão hiperemiadas, edemaciadas e recobertas por exsudato purulento. Há petéquias no palato. Palpa-se gânglio cervical doloroso à direita. O abdome é inocente. Demais dados do exame físico são normais. Em relação a esta situação são apresentadas as seguintes assertivas: I. O uso de penicilina é adequado para o caso. II. O uso de anti-inflamatórios não hormonais diminui o risco das complicações não supurativas. III. Após 48 horas de tratamento antimicrobiano adequado, não mais ocorre transmissão da doença. Qual é a alternativa correta?
Considere que um paciente com dor na fossa ilíaca direita há 12 horas, associada a febre e vômitos, tenha o diagnóstico clínico de apendicite e deva ser submetido a tratamento cirúrgico. Diante desse quadro clínico, julgue o próximo item. A artéria que nutre o apêndice é ramo da artéria cólica média.
O fentanil é opioide usado para sedação em CTI, em geral combinado com benzodiazepínicos. Em relação aos efeitos colaterais citados abaixo, assinale aquele (s) relacionado (s) ao fentanil: I - Constipação. II - Rigidez torácica. III - Retenção urinária. IV - Hipotensão arterial por liberação de histamina.
Compartilhar