Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Um homem de 35 anos apresenta episódio autolimitado de diarreia, evoluindo após algumas semanas com poliartrite assimétrica de membros inferiores, dactilite nos pododáctilos, tendinite no aquileu, lesões superficiais eritematosas no pênis. Apresenta sacroileíte assintomática e conjuntivite bilateral. O diagnóstico mais provável é:

A
Doença de Behçet
B
Síndrome de Reiter
C
Doença de Whipple
D
Espondilite Ancilosante
E
Polimialgia Reumática
Mulher de 35 anos consultou por quadro de artralgias de intensidade crescente nas mãos, nos cotovelos e nos tornozelos, há 5 meses, embora viesse fazendo uso de anti-inflamatório não hormonal (AINH). Referiu limitação funcional por dor, ao despertar, durante mais de 1 hora. Ao exame, encontrava-se em bom estado geral, corada, afebril, sem lesões de pele, com sinovite nas articulações interfalangianas proximais e metacarpofalangianas, bilateralmente, nos cotovelos e nos tornozelos. O restante do exame físico foi normal. De acordo com a principal hipótese diagnóstica, qual a conduta mais adequada?
Paciente jovem consultou por apresentar, há 24 horas, ambos os olhos congestos, com secreção amarelada, sem adenopatia satélite e sem envolvimento corneano. A visão estava preservada. Qual o diagnóstico mais provável?
Pode se desenvolver na recuperação nutricional do desnutrido grave, exceto:
Adolescente politraumatizado foi trazido pelo serviço médico de remição móvel em ventilação mecânica de transporte, com 2 acessos venosos e hemodinamicamente estável. De repente soou o alarme da oximetria de pulso pela hipóxia e taquicardia. São causas prováveis do evento, exceto:
Compartilhar