Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um homem de 37 anos, alcoolista crônico, é trazido ao Ambulatório de Clínica Médica por sua esposa. Há 2 resumos de altas referentes a internamentos prévios, nos quais o paciente estava desorientado, com nistagmo horizontal e marcha atáxica. Durante o exame clínico atual, observa-se perda de memória para fatos recentes, além de apatia. O sensório está praticamente normal, assim como a memória de longo prazo. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Síndrome de Korsakoff.
B
Encefalopatia de Wernicke.
C
Doença de Machado-Joseph.
D
Degeneração alcoólica cerebelar.
Qual das alternativas abaixo não se relaciona à tosse crônica:
Criança de 4 anos, há 3 dias com coriza e tosse, foi trazida à consulta por apresentar febre de 38,7°C, taquipneia e dor abdominal. Ao exame, observaram-se redução do murmúrio vesicular no terço inferior do pulmão esquerdo e saturação de hemoglobina de 90%. Diante deste quadro, assinale a assertiva correta.
Qual a complicação imediata mais grave das fraturas?
Mulher de 60 anos, diabética e com história de convulsões, consultou por desejar orientações para parar de fumar, encontrando-se motivada para realizar o tratamento. Negava sintomas depressivos. Relatou fumar 20 cigarros/dia desde os 20 anos. No teste de Fargerström, sua pontuação foi 8. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
Compartilhar