Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um homem de 37 anos, alcoolista crônico, é trazido ao Ambulatório de Clínica Médica por sua esposa. Há 2 resumos de altas referentes a internamentos prévios, nos quais o paciente estava desorientado, com nistagmo horizontal e marcha atáxica. Durante o exame clínico atual, observa-se perda de memória para fatos recentes, além de apatia. O sensório está praticamente normal, assim como a memória de longo prazo. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Síndrome de Korsakoff.
B
Encefalopatia de Wernicke.
C
Doença de Machado-Joseph.
D
Degeneração alcoólica cerebelar.
Paciente, de 35 anos, sexo masculino, casado há cinco anos, há três anos tenta gestação. Traz o seguinte espermograma: Volume = 6,0 ml; pH = 8,5; viscosidade aumentada; 20 milhões de sptz/ml; motilidade A + B = 35%. A suspeita clínica é compatível com:
Um paciente jovem do sexo masculino chega ao hospital com um quadro de hemorragia digestiva alta, vomitando sangue vivo, em choque hipovolêmico. Relata que não faz uso de anti-inflamatórios, nega dor epigástrica, e relata que bebe socialmente uma ou duas latinhas de cerveja em finais de semana. Depois de fazer dois acessos venosos calibrosos e tipar o sangue, você liga para o endoscopista que lhe pergunta: Qual a causa MAIS PROVÁVEL para esta hemorragia?
Lactente masculino nasceu na 40ª semana de gestação com peso = 3.100 g, comprimento = 50 cm e Perímetro Cefálico (PC) = 34 cm. Apresentando crescimento e desenvolvimento normais. Assim, aos 9 meses deve apresentar:
A infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi acomete 16 a 18 milhões de pessoas em todo o mundo. Divide-se em fase aguda, fase latente e fase crônica. Quanto aos exames complementares da fase aguda é correto afirmar:
Compartilhar