Um homem de 42 anos, com história de pirose retroesternal e regurgitação, fez endoscopia digestiva alta que evidenciou esofagite distal, classe B de Los Angeles. O teste da urease confirmou a presença de H. pylori. Neste paciente, a erradicação do H. pylori:
A
deve ser realizada, pois, em conjunto com o tratamento clínico da doença do refluxo gastroesofágico, melhora muito os índices de remissão dos sintomas
B
deve ser realizada, pois diminui os índices de recorrência dos sintomas após a interrupção do tratamento clínico da doença do refluxo gastroesofágico
C
só deve ser realizada se houver afecção gastroduodenal que a justifique
D
não deve ser realizada
E
deve ser realizada obrigatoriamente no pré-operatório, se o paciente tiver indicação cirúrgica
Outras questões
Em relação aos fatores epidemiológicos que sugerem possível causa de pneumonia adquirida na comunidade, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1. Alcoolismo; 2. Doença estrutural pulmonar; 3. DPOC; 4. AVC/Demência. ( ) Anaeróbios orais; ( ) Pseudomonas; ( ) Streptococcus pneumoniae; ( ) Haemophylus influenzae. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Com relação às dermatoviroses, assinale a alternativa INCORRETA.
Um casal tem um de seus 5 filhos hospitalizado com diagnóstico de meningite meningocócica. Que medida profilática deve ser obrigatoriamente tomada para que não ocorram casos secundários da doença, considerando que a criança doente tem cinco anos e os outros irmãos têm 3, 7, 13 e 14 anos?
Gestante admitida no pronto-atendimento obstétrico em trabalho de parto, com idade gestacional de 41 semanas e 5 dias, é encaminhada a cesárea de emergência devido à presença de bradicardia fetal e líquido amniótico com mecônio espesso. Em relação ao atendimento desse recém-nascido, assinale a alternativa INCORRETA.