Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um homem de 45 anos desenvolve diarreia e febre uma semana após tratamento de infecção de ouvido com ampicilina. Qual a conduta adequada, visto que a retossigmoidoscopia revelou uma retite pseudomembranosa?

A
Associar a clindamicina à ampicilina.
B
Associar o cloranfenicol à ampicilina.
C
Suspender a ampicilina e iniciar cefalexina.
D
Aumentar a dose de ampicilina.
E
Suspender a ampicilina e iniciar vancomicina.
Paciente vítima de briga de bar apresentando inúmeros ferimentos de arma branca em tórax e abdome, um deles com evisceração. Apresentava-se eupneico e com o murmúrio vesicular normal em todo o campo pulmonar e as bulhas cardíacas estavam normofonéticas. A radiografia de tórax não evidenciou pneumotórax. Foi levado à laparotomia exploradora onde foram evidenciados inúmeras perfurações em estômago, jejuno e cólon, sem hemorragia intra-abdominal significativa. Após 1 hora de procedimento cirúrgico, o paciente apresentou hipotensão severa que não respondeu à reposição volêmica com cristalóides. Marque a resposta correta.
Durante a cirurgia de transplante renal, a reconstrução urinária consiste habitualmente em
Os seguintes agentes anticonvulsivantes têm eficácia comprovada no tratamento do estado de mal epiléptico em pediatria, com exceção de:
Em relação à parada cardiorrespiratória (PCR) na criança, avalie as seguintes assertivas: I - Considerando-se a etiologia, a maioria tem como fator principal a hipoxemia. II - Ao contrário do adulto, a maioria tem a assistolia como alteração de ritmo. III - As sequelas pós-ressuscitação cardiorrespiratória podem estar relacionadas tanto ao tempo da PCR, como também à manutenção do débito cardíaco nas horas seguintes à ressuscitação. Quais estão corretas?
Compartilhar