Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Um homem de 47 anos, com história de alcoolismo importante, procura cuidados médicos com relato de fadiga, fraqueza generalizada, palpitações e dispneia aos médios esforços. Não apresenta sinais de comprometimento hepático. Dentre os exames complementares, chamava atenção uma hemoglobina de 8,8 g/dl (VN 13,5-17,5 g/dl), reticulócitos de 0,9% (VN - 0,5 a 1,5%), volume corpuscular médio (VCM) de 103 fL (VN 81-99 fL). O mecanismo mais provável da anemia é:

A
perda sanguínea.
B
defeito na síntese de DNA.
C
hemólise.
D
aplasia ou hipoplasia medular.
Um homem de 20 anos, previamente saudável, apresenta-se para avaliação queixando-se de aumento indolor de volume na bolsa escrotal à direita. Ao exame físico, uma massa firme e indolor é encontrada na região. Em relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Uma criança de três anos de idade evolui com quadro de dispneia aos esforços. O exame físico revela ritmo cardíaco regular, taquicárdico (FC: 120 bat/min), desdobramento fixo da segunda bulha e sopro mesossistólico ejetivo (+/++/4+) em foco pulmonar. O ECG evidencia sobrecarga de câmaras direitas e o RX de tórax mostra presença de cardiomegalia (++/4+) e sinais de hiperfluxo pulmonar. Nesse caso, qual é o provável diagnóstico?
Associe as incisões abdominais (coluna da esquerda) às patologias cirúrgicas (coluna da direita) para as quais são mais adequadas. 1- Incisão subcostal bilateral (Chevron); 2- Incisão pararretal interna (Lennander); 3- Incisão transversa suprapúbica (Pfannenstiel); 4- Incisão transversa parcial infraumbilical (Davis); 5- Incisão transversa supraumbilical (Sprengel). ( ) Colecistite aguda; ( ) Apendicite aguda; ( ) Miomatose uterina. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Paciente feminino, 23 anos, vai ao seu consultório com queixa de sangramento vivo durante a evacuação e saída de um “nódulo” pelo ânus durante o ato de defecar e que não retorna espontaneamente para o interior do canal anal, sendo necessário para tanto a ajuda manual da paciente. Com estas informações, corroboradas pelo exame físico, você diagnosticou hemorroidas de:
Compartilhar