Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Um homem de 47 anos, com história de alcoolismo importante, procura cuidados médicos com relato de fadiga, fraqueza generalizada, palpitações e dispneia aos médios esforços. Não apresenta sinais de comprometimento hepático. Dentre os exames complementares, chamava atenção uma hemoglobina de 8,8 g/dl (VN 13,5-17,5 g/dl), reticulócitos de 0,9% (VN - 0,5 a 1,5%), volume corpuscular médio (VCM) de 103 fL (VN 81-99 fL). O mecanismo mais provável da anemia é:

A
perda sanguínea.
B
defeito na síntese de DNA.
C
hemólise.
D
aplasia ou hipoplasia medular.
A doença de Hirschsprung ocorre em um a cada 5.000 nascidos vivos. É INCORRETO afirmar que
Um homem procura médico para orientação sobre quando deve iniciar prevenção para neoplasia de próstata e a que exames deve ser submetido. Qual deve ser a resposta do médico?
Homem com 62 anos, em consulta com urologista traz os seguintes resultados de exames: PSA = 35 ng/ml (valor de referência: < 4 ng/ml) e radiografia da pelve evidenciando a presença de lesões osteolíticas. Biópsia transretal da próstata revelou diagnóstico de adenocarcinoma e cintilografia óssea demonstrou múltiplas lesões hipercaptantes em ossos da pelve e coluna vertebral. O tratamento proposto ao paciente deve ser:
Uma paciente de 25 anos tem história de dor epigástrica há 12 horas, que evoluiu para dor no hipogástrico e na fossa ilíaca direita, associada a anorexia, episodios isolados de náuseas e vômitos. Ao exame físico do abdome, nota-se dor à percussão, compressão e descompressão brusca no quadrante inferior direito do abdome. Assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar