Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um homem de 49 anos procura a emergência com queixa de cefaleia, fotofobia e diminuição do nível de consciência. Sua mãe teve hemorragia subaracnoidea aos 56 anos. O paciente era previamente hígido, tendo feito controle de saúde recentemente. Ao exame físico apresentava PA 148/84 mmHg e rigidez de nuca discreta. A TC de crânio não apresentava alterações. Qual a conduta apropriada para o manejo desse paciente?

A
Realizar arteriografia cerebral.
B
Realizar punção lombar.
C
Realizar eletroencefalograma.
D
Realizar Doppler de artérias carotídeas.
E
Realizar ressonância magnética de crânio.
Uma paciente do sexo feminino, 28 anos, relata 2 gestações prévias, pré-natal normal, nega transfusões de sangue ou cirurgias prévias. Ao fazer exame de rotina ultrassonográfico, encontra como único achado anormal esplenomegalia. Solicitado exames de laboratório, único achado plaquetopenia. Sorologias para hepatite B e C negativas. Na sequência da investigação, realiza endoscopia que evidencia varizes de fundo gástrico. Qual a provável causa?
Roberto sofreu acidente por escaldamento, com queimaduras em MSE, MIF, região anterior do tronco e face. Assim:
Paciente chega ao ambulatório de referência encaminhado pela Unidade de Saúde com os seguintes exames : HbsAg – (+), AntiHBc total – (+), HbeAg – (-), AntiHBe – (+), antiHVA – (+), AntiHCV – (-), transaminases dentro dos limites normais. Assintomático. Analise as afirmativas abaixo: 1. O paciente é portador de Hepatite B com mutação pré-core. 2. O paciente é portador de Hepatite A considerando a presença do marcador AntiHAV positivo. 3. Deverá ser realizado a quantificação do HBVDNA por PCR, com a finalidade de avaliar a condição de portador ativo ou inativo. 4. Os exames apresentados são suficientes para definir a necessidade de tratamento imediato com antivirais, considerando a presença do HbsAg positivo.
Paciente do sexo masculino, 42 anos, compareceu ao ambulatório de dermatologia com queixa de dor e calor na perna direita. Ao exame dermatológico, apresentava comprometimento de extensa área no membro inferior direito que se encontrava edemaciado, eritematoso e quente. Além disso, apresentava tinha interdigital entre o terceiro e quarto pododáctilo e linfadenomegalia inguinal à direita. O quadro cutâneo estava associado a sintomas gerais de febre (39°C) e calafrios.De acordo com o caso clínico descrito, marque a alternativa incorreta:
Compartilhar