Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um homem de 49 anos procura a emergência com queixa de cefaleia, fotofobia e diminuição do nível de consciência. Sua mãe teve hemorragia subaracnoidea aos 56 anos. O paciente era previamente hígido, tendo feito controle de saúde recentemente. Ao exame físico apresentava PA 148/84 mmHg e rigidez de nuca discreta. A TC de crânio não apresentava alterações. Qual a conduta apropriada para o manejo desse paciente?

A
Realizar arteriografia cerebral.
B
Realizar punção lombar.
C
Realizar eletroencefalograma.
D
Realizar Doppler de artérias carotídeas.
E
Realizar ressonância magnética de crânio.
Há evidências ou consenso geral de que as drogas abaixo são benéficas no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva com diminuição da fração de ejeção de ventrículo esquerdo, EXCETO:
Uma senhora de 76 anos tem diagnóstico de tumor maligno de sigmoide. Relata que há dois anos foi submetida a cirurgia de prótese de quadril e no pós-operatório evoluiu com confusão mental e alucinações. Diz que após a cirurgia nunca mais foi a mesma pessoa, tornando-se mais esquecida e tendo muita dificuldade para se concentrar. A respeito do delírio e disfunção cognitiva pós-operatória, é correto afirmar:
Pré-escolar de 4 anos, apresenta tosse crônica produtiva com expectoração purulenta desde os 3 anos, que se iniciou após episódio de crise de tosse intensa e súbita com duração de uma semana. Na semiologia pulmonar auscultam-se estertores na base pulmonar do hemitórax direito, e a radiografia do tórax evidencia imagens de dilatação brônquica localizadas no lobo inferior direito. A hipótese principal é:
Qual das alternativas abaixo, não é uma complicação relacionada à terapia de nutrição enteral administrada por sonda naso-entérica?
Compartilhar