Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um homem de 49 anos procura a emergência com queixa de cefaleia, fotofobia e diminuição do nível de consciência. Sua mãe teve hemorragia subaracnoidea aos 56 anos. O paciente era previamente hígido, tendo feito controle de saúde recentemente. Ao exame físico apresentava PA 148/84 mmHg e rigidez de nuca discreta. A TC de crânio não apresentava alterações. Qual a conduta apropriada para o manejo desse paciente?

A
Realizar arteriografia cerebral.
B
Realizar punção lombar.
C
Realizar eletroencefalograma.
D
Realizar Doppler de artérias carotídeas.
E
Realizar ressonância magnética de crânio.
Em relação à alergia à proteína do leite de vaca, identifique as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): ( ) O paciente pode apresentar quadro de má absorção intestinal semelhante à doença celíaca.( ) Quadro de constipação intestinal que se inicia no primeiro ano de vida pode ser o único sintoma.( ) Não é comum a associação com rinite alérgica, asma brônquica ou eczema atópico.( ) Sangramento retal isolado em lactente não faz parte das formas de apresentação clínica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Quanto a indicação de medicamentos na reanimação neonatal em sala de parto, pode-se afirmar que:
Mulher de 35 anos chega ao pronto-socorro com placas edematosas pruriginosas no tronco e membros com duração efêmera e mudança de localização, edema fixo nas pálpebras do olho esquerdo, ocluindo a visão há 2 horas. Refere, ainda rouquidão há 1 hora. Antecedentes: previamente hígida, utiliza contraceptivo oral há 4 anos, apresentou episódio de dor lombar após esforço físico e está em uso de diclofenaco há 3 dias. Exame físico: lúcida, deambulante e contactante, FC 110 bpm. PA 110 X 60 mmHg, FR 20 mpm, ausculta torácica normal. A terapêutica medicamentosa inicial é:
Fármaco de escolha para o tratamento da otite média aguda, pois é seguro, bem tolerado e tem bom espectro de ação:
Compartilhar