Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um homem de 50 anos é internado com quadro de hemorragia digestiva baixa de grande volume. A causa mais provável é:

A
Diverticulite
B
Angiodisplasia
C
Hemorróidites
D
Diarreia infecciosa
E
Colite
A primeira hipótese diagnóstica em adulto com mais de 50 anos que se apresenta com dor abdominal aguda e localização mesogástrica ou periumbilical, acompanhada de hipotensão arterial deve ser:
Mariana tem dois anos de idade e queixa-se de dor intensa no braço esquerdo e limitação de movimentos. Ao exame, apresenta: incapacidade de flexão e pronação do cotovelo esquerdo. A mãe relata que a criança foi segurada pelo braço e erguida do chão de forma brusca e violenta pelo pai. A principal suspeita é de:
Homem, 55a, refere disfagia esporádica há 7 meses, principalmente para alimentos secos. Nega emagrecimento. Exame físico: normal. Endoscopia digestiva alta: tumor submucoso medindo 2,0 cm, com mucosa íntegra e coloração semelhante à mucosa adjacente, localizado a 26 cm da arcada dentária superior. Biópsia: mucosa de esôfago, sem particularidades. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
<p>Paciente, 52 anos, feminina, branca, apresenta clinicamente quadro sugestivo de colangite e pancreatite biliar, decorrente de coledocolitíase, com menos de 24h de evolução. Hemograma com leucocitose e desvio à esquerda. Apresenta AST 220 UI, ALT 350 UI, GGT 400 UI, BT 5 mg com BD 3.3 mg, amilase 2500 UI. A conduta imediata, além de antibioticoterapia, é: </p>
Compartilhar