Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Um homem de 52 anos de idade recorreu ao pronto-socorro de um hospital geral, queixando-se de intensa dor epigástrica com irradiação para região dorsal e vômitos que tiveram início cerca de 10 horas após o almoço. A avaliação clínica mostrou frequência cardíaca de 112 bpm, pressão arterial de 110 mmHg x 75 mmHg. Os exames cardiovasculares e respiratórios não apresentam alterações. O exame do abdome mostrou ruídos hidroaéreos normais, moderada dor na região epigástrica, ausência de hepatoesplenomegalia, ausência dos sinais de Cullen de Blumberg de Jobert de Giordano e de Torres Homem. A avaliação laboratorial mostrou 16.500 leucocitos/mm³, hematócrito de 48% no hemograma, amilase sérica - 1.520 unidades por litro (U/L) - valores de referência: 20-125 U/L - lipase sérica = 2.800 U/L (valores de referência: 20-125 U/L), transaminase pirúvica = 180 U/L (valores de referência: 10-40 U/L), cálcio sérico, albumina, trigliceridios, eletrólitos, ureia e creatinina dentro da normalidade. O eletrocardiograma convencional mostrou apenas taquicardia sinusal. Tendo em conta o caso clínico descrito no texto, as potenciais complicações clinicas que podem ocorrer no paciente incluem o(a): I- síndrome do desconforto respiratório. II- insuficiência renal aguda. III- ascite. IV- diabetes melito permanente. V- síndrome de resposta inflamatória sistêmica. A quantidade de itens corretos é igual a:

A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
Lactente de 45 dias de vida é internado com história de tosse há três dias e dificuldade para respirar notada no dia anterior. A mãe nega febre, diz que não há pessoas doentes no domicílio e refere que a criança apresentou conjuntivite no período neonatal. Ao exame físico, a criança apresenta-se ativa, com taquidispneia leve e tiragem intercostal. Foi realizada radiografia de tórax, o que mostrou infiltrado intersticial leve em bases pulmonares. Assinale qual o provável diagnóstico e a terapêutica de eleição, respectivamente, para o caso. (NELSON TRATADO DE PEDIATRIA)
Assinale a alternativa que apresenta o tempo de profilaxia da febre reumática, no caso de cardiopatia reumática adquirida.
A alternativa que sugere a necessidade de hospitalização de criança com Pneumonia:
Paciente de 40 anos de idade com diagnóstico de epilepsia apresentou atividade motora em membros superiores sendo mais evidentes à direita. Era incapaz de responder adequadamente a comandos verbais ou visuais durante a crise e tinha memória ou percepção comprometida da fase ictal. Podemos classificar como crises epiléticas do tipo:
Compartilhar