Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Um homem de 55 anos, com insuficiência cardíaca congestiva, vem em tratamento com aspirina, enalapril e furosemida. Durante o acompanhamento, nota-se aumento progressivo das escórias nitrogenadas e hipercalemia. Retirado o enalapril, aos poucos a calemia e a creatinina sérica voltam ao normal. Algumas tentativas de reintroduzir tanto inibidores da enzima conversora de angiotensina quanto antagonistas do receptor da angiotensina levaram novamente aos efeitos citados. Visando a aumentar sua expectativa de vida e prevenir aqueles efeitos colaterais, a combinação de drogas que deve ser usada para substituir o enalapril no tratamento deste paciente é:

A
nitrato e carvedilol.
B
hidralazina e espironolactona.
C
carvedilol e espironolactona.
D
espironolactona e hidralazina.
Em qual destas doenças podemos realizar “Transplante Hepático em dominó” ? Assinale-a.
Um homem, 62 anos, sofre trauma abdominal contuso e tem laparotomia de urgência indicada. Nesta é realizada esplenectomia e nota-se contusão da cauda pancreática. O paciente é mantido com dreno abdominal pós-operatório, com drenagem diária de 300 ml/dia. A dosagem desta secreção mostra amilase de 20.000 U/ml. O melhor manejo clínico é:
Paciente com 9 meses de idade, sexo feminino, comparece para consulta de rotina no ambulatório de puericultura. A família nega queixas e relata que a criança é muito ativa e esperta, observando preferência para segurar brinquedos com a mão esquerda, por ser “canhota”. Ao exame físico a paciente firma a cabeça, rola, senta sem apoio, ainda não engatinha, fica em pé com apoio e troca passos com apoio. A resposta obtida ao se testar o reflexo cutâneo plantar é de extensão dos dedos bilateral. Baseado nesses dados você conclui que:
Uma mulher de 32 anos de idade, com SIDA e se apresenta com antecedente de três semanas de dispneia ao esforço progressiva. A paciente é indigente e não está tomando medicamentos. Observa-se taquipneia com frequência respiratória de 42/min e saturação inicial de oxigênio de 84% em ar ambiente. Radiografia de tórax mostra infiltrados reticulonodulares bilaterais. Há forte suspeita de infecção por Pneumocytis carinii (P. jiroveci). Inicia-se terapia com clindamicina e primaquina, já que a paciente apresentou previamente reação alérgica e sulfas. Vinte e quatro horas depois a paciente desenvolve insuficiência respiratória hipoxêmica, é intubada e colocada em ventilação mecânica. Qual das seguintes afirmações com respeito a sua atenção é verdadeira?
Compartilhar