Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nefrologia

Um homem de 60 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica grave, está em avaliação pré-operatória para correção de hérnia epigástrica sintomática. Faz uso regular de broncodilatadores. Os exames pré-operatórios revelam: sódio sérico: 121 mEq/L; potássio sérico: 3,6 mEq/L; cloreto sérico: 94 mEq/L e HCO3: 24 mEq/L. Inicia-se o tratamento do distúrbio hidroeletrolítico com restrição hídrica, mas as anormalidades não são corrigidas de forma satisfatória. Próximo passo:

A
Corrigir a hérnia, mesmo assim.
B
Repetir os exames laboratoriais em 2 semanas.
C
avaliar a fração de excreção de sódio, potássio e ureia
D
Administrar solução de cloreto de sódio a 0,9%, por via endovenosa.
E
Dosar os níveis séricos de aldosterona.
Pré-escolar, 2 anos, é levado pela mãe à UPA com queixa de secreção nasal há 1 mês. Dados relevantes na história familiar de asma, tanto pai quanto irmão mais velho. Observou-se secreção nasal sanguinolenta em narina esquerda, com odor fétido, com obstrução completa do canal. A narina se apresentava sem edema, hiperemia ou secreção. A conduta a seguir deverá ser:
Paulo, 22 anos, pedreiro, procurou seu médico de família com queixa de dor intensa há 1 hora no hálux do pé esquerdo. Relata que um tijolo caiu de sua mão atingindo a unha do hálux. Ao examiná-lo, o médico constatou hematoma subungueal. Qual o tratamento mais adequado para Paulo?
São critérios menores de Jones para a classificação diagnóstica de Febre Reumática, EXCETO:
Analise as assertivas abaixo sobre Hanseníase e marque a correta.
Compartilhar