Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Um homem de 62 anos, com história de alcoolismo crônico, tem nível sérico elevado de alfa-fetoproteína. Ao exame físico, não há massas ou linfonodos palpáveis. A pesquisa de sangue oculto nas fezes é negativa. Qual o tumor mais provável desse paciente?

A
Carcinoma hepatocelular.
B
Adenocarcinoma de próstata.
C
Carcinoma de cálulas escamosas de pulmonar.
D
Mieloma múltiplo.
E
Adenocarcinoma de pâncreas.
Estivador de 32 anos com um quadro de artrite em joelho esquerdo há 2 dias e refere que há 10 dias apresentou uma poliartralgia migratória assimétrica, mialgia, exantema e febre que melhoraram nos três últimos dias. Qual o diagnóstico mais provável deste paciente?
Em relação às fraturas pélvicas, assinale a alternativa INCORRETA.
Um homem de 62 anos, com queixa de disfagia, faz endoscopia digestiva alta que revela um tumor no terço médio do esôfago. A biópsia mostra tratar-se de carcinoma de células escamosas e o ultrassom endoscópico sugere uma lesão Sm2 ou Sm3. Não são achadas lesões adicionais por outros métodos de imagem. Conduta mais apropriada, com intenção curativa:
Gestante deu entrada na maternidade em trabalho de parto, com idade gestacional de 36s2d. Teve parto vaginal, sem complicações. Apgar 7/8, pesando 2450g. O pediatra verificou um pequeno aumento de frequência respiratória e acrocianose discreta que se normalizaram em alguns minutos. Qual a conduta mais indicada a ser seguida?
Compartilhar