Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Um homem de 63 anos portador de coronariopatia, dislipidemia e hipertensão arterial inicia uso de enalapril 20mg/dia por recomendação do seu cardiologista. Sua creatinina basal é 1,4mg/dl e rapidamente aumentou para 3,5mg/dl. Esse dado sugere a necessidade de investigação para:

A
Hiperaldosteronismo primário.
B
Glomerulonefrite rapidamente progressiva.
C
Estenose bilateral de artéria renal.
D
Nefrite intersticial.
E
Nefropatia diabética.
Um recém-nascido de parto normal, Apgar 9/10, com 8 horas de vida inicia quadro de cianose, taquidispneia e taquicardia. Com 14 horas de vida, está hipotenso, apresentando pulsos finos e enchimento capilar acima de 3. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com a classificação de NYHUS para as hérnias da virilha, as que apresentam defeito na parede posterior do canal inguinal devem ser classificadas como pertencendo ao tipo:
Um jovem de 26 anos sofre espancamento, o que lhe causa trauma craniano fechado. O sinal clínico que se constitui na manifestação inicial mais comum de aumento de pressão intracraniana é
Paciente do sexo masculino, 42 anos, morador da zona rural, vítima de acidente ofídico crotálico há 48 horas, deu entrada no Pronto-Socorro do Hospital de Doenças Tropicais trazido por familiares. Apresenta mialgia, sonolência, diminuição do volume urinário e urina de cor “marrom”. Ao exame, ptose palpebral, desidratação +/4, pressão arterial de 110/80 mmHg e sem edema. O diagnóstico mais provável da insuficiência renal é:
Compartilhar