Questões na prática

Ortopedia

Um homem de 65 anos chega para avaliação com dor no ombro direito de 7 meses de evolução, com piora recente.Ele refere ser nadador há vários anos na categoria senior, com treinamento regular relativamente intenso. Refere que o ombro direito tem doído na braçada estilo livre (crawl) já há 7 meses, mas que, há uma semana, sentiu uma forte dor no mesmo ombro ao pegar o neto no colo. Desde então, tem tido dificuldade de fazer a abdução do membro superior direito e até mesmo dormir sobre esse lado. Ao exame físico, apresenta dor na mobilização do membro superior direito, com dificuldade de manter a abdução do ombro no plano lateral a 30 graus. A manobra de Jobe é positiva à direita. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

A
O tendão mais comumente afetado nessa condição é o do supra-espinhoso, e o menos comumente, o do subescapular.
B
Os exames mais úteis na avaliação desse paciente incluem a tomografia computadorizada e a ultrassonografia.
C
O diagnóstico desse paciente é capsulite adesiva (ou ombro congelado).
D
Uma bursite subacromial pode estar presente nesse caso.
E
Se houver calcificações nos tendões envolvidos, elas serão de pirofosfato de cálcio di-hidratado.
Um paciente de 60 anos é portador de doença ulcerosa péptica gástrica de longa data. Já realizou mais de 15 endoscopias nos últimos 30 anos. Apresentou um episódio de hemorragia digestiva alta por úlcera gástrica há 02 anos. Há 20 dias realizou uma nova endoscopia que evidenciou uma nova úlcera pré-pilórica. A biópsia foi negativa para neoplasia e para a coloração de giemsa. Sua dosagem sérica de gastrina está normal. Sua esposa deseja que o paciente realize uma cirurgia com menor mortalidade. A melhor escolha do seu médico é:
Qual a principal causa de delirium pós-operatório em pacientes idosos?
Sobre icterícia neonatal, assinale a alternativa CORRETA:
Analise as afirmações abaixo: I. O reflexo cutâneo plantar de extensão, ou dos pododáctilos presente no recém-nato, persiste normalmente até os 12 meses. II. O reflexo de Landau I surge por volta dos 2 – 3 meses de vida. III. O reflexo tônico cervical assimétrico ou de Magnus de Kleijn desaparece normalmente após o 3-4º. mês de vida. IV. O reflexo de olhos de boneca normalmente desaparece em vigília após os 2-3º. mês de vida. Está (ão) correta (s) APENAS:
Compartilhar