Questões na prática

Ortopedia

Um homem de 65 anos chega para avaliação com dor no ombro direito de 7 meses de evolução, com piora recente.Ele refere ser nadador há vários anos na categoria senior, com treinamento regular relativamente intenso. Refere que o ombro direito tem doído na braçada estilo livre (crawl) já há 7 meses, mas que, há uma semana, sentiu uma forte dor no mesmo ombro ao pegar o neto no colo. Desde então, tem tido dificuldade de fazer a abdução do membro superior direito e até mesmo dormir sobre esse lado. Ao exame físico, apresenta dor na mobilização do membro superior direito, com dificuldade de manter a abdução do ombro no plano lateral a 30 graus. A manobra de Jobe é positiva à direita. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

A
O tendão mais comumente afetado nessa condição é o do supra-espinhoso, e o menos comumente, o do subescapular.
B
Os exames mais úteis na avaliação desse paciente incluem a tomografia computadorizada e a ultrassonografia.
C
O diagnóstico desse paciente é capsulite adesiva (ou ombro congelado).
D
Uma bursite subacromial pode estar presente nesse caso.
E
Se houver calcificações nos tendões envolvidos, elas serão de pirofosfato de cálcio di-hidratado.
Em relação às manifestações extraintestinais articulares na doença inflamatória intestinal, é correto afirmar:
A insuficiência cardíaca é caracterizada por sintomas e sinais variados, o que a torna uma síndrome com apresentação clínica diversa. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta um sintoma ou sinal considerado como critério maior de Framingham.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Uma mulher de 30 anos, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, interna-se com queixas de edema ascendente de membros inferiores e aumento de volume abdominal. A pressão arterial é normal. Testes de função renal são normais. A albumina sérica é de 2,5 g/dl e a excreção urinária de proteínas de 3,2 g/dia. Qual é o procedimento mais indicado para o diagnóstico?
Compartilhar