Questões na prática

Ortopedia

Um homem de 65 anos chega para avaliação com dor no ombro direito de 7 meses de evolução, com piora recente.Ele refere ser nadador há vários anos na categoria senior, com treinamento regular relativamente intenso. Refere que o ombro direito tem doído na braçada estilo livre (crawl) já há 7 meses, mas que, há uma semana, sentiu uma forte dor no mesmo ombro ao pegar o neto no colo. Desde então, tem tido dificuldade de fazer a abdução do membro superior direito e até mesmo dormir sobre esse lado. Ao exame físico, apresenta dor na mobilização do membro superior direito, com dificuldade de manter a abdução do ombro no plano lateral a 30 graus. A manobra de Jobe é positiva à direita. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

A
O tendão mais comumente afetado nessa condição é o do supra-espinhoso, e o menos comumente, o do subescapular.
B
Os exames mais úteis na avaliação desse paciente incluem a tomografia computadorizada e a ultrassonografia.
C
O diagnóstico desse paciente é capsulite adesiva (ou ombro congelado).
D
Uma bursite subacromial pode estar presente nesse caso.
E
Se houver calcificações nos tendões envolvidos, elas serão de pirofosfato de cálcio di-hidratado.
A principal causa de cegueira no mundo é:
Adolescente de 14 anos, obeso, sem outras comorbidades, apresenta queixa de dor em virilha e face medial de joelho esquerdo há uma semana, porém não se recorda de trauma que justifique a dor. Ao exame, não se observam edema nem outros sinais flogísticos, apenas restrição da rotação interna e abdução do quadril esquerdo e marcha claudicante. Ao RAIO X de quadril observa-se alteração da linha de Klein à E. A principal hipótese diagnóstica é:
Bruno, um paciente nascido a termo, sem intercorrências na gestação e no período neonatal, em uma consulta aos 3 meses de idade, apresenta as mãos sempre fechadas, não sorri e não sustenta a cabeça. A conduta mais apropriada para esse caso é:
Segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia e do Consenso Latino Americano sobre Rinossinusite, o diagnóstico de rinossinusite é baseado na presença de fatores maiores e menores. Indique a alternativa em que estão relacionados, respectivamente, DOIS FATORES MAIORES E UM FATOR MENOR, que são preditivos de rinossinusite aguda.
Compartilhar