Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um homem de 67 anos com enfisema relata piora da dispneia e tosse produtiva com expectoração purulenta. Seu VEF1 é 45% e uma gasometria arterial de 2 meses atrás mostrava PaO2 de 53 mmHg, com PaCO2 normal. Além de parar de fumar, qual outra intervenção pode aumentar a sobrevida desse paciente?

A
Oxigenioterapia domiciliar.
B
Uso de corticosteroide inalatório.
C
Cirurgia de redução do volume pulmonar.
D
Terapia com agonista beta2-adrenérgicos de ação longa.
E
Uso de antibióticos de largo espectro por tempo prolongado.
Paciente masculino, 40 anos, apresenta quadro de abscesso perianal. Depois da drenagem e resolução do processo, o proctologista diagnostica uma fístula perianal como causa inicial do problema. Qual a causa mais comum desta entidade nosológica?
Paciente teve a perna esmagada sob motocicleta durante 5h, com fraturas da tíbia e fíbula. Inicialmente foi tratado com gesso, evoluindo com dor intensa. Este aparelho foi bivalvado, porém a dor não melhorou. Após 4 meses, o exame físico mostrou deformidade do pé com 45 graus de equino e varo e mínima capacidade de extensão dos dedos e tornozelo. O pé é doloroso à carga. Baseado na história e exame clínico, qual deveria ser o melhor diagnóstico:
Luciana 40 anos de idade em BEG, apresenta quadro de hematúria macroscópica de investigação constata-se ser devido a pequenos brotos tumorais de 0,5 cm cujo anatomopatol ressecção endoscópica mostrou ser um carcinoma papilífero de células transicionais grau I, mucosa vesical. A abordagem para o caso é:
Em relação a ressuscitação cardiopulmonar pediátrica, assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar