Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um homem de 68 anos melanoderma, procura o Pronto-Socorro com inicio súbito de dificuldade para falar e perda completa de força no braço e perna direitos. Os sintomas iniciaram-se há uma hora e meia e no momento da consulta já normalizou a fala e consegue movimentar a perna. Tem antecedente de fibrilação atrial intermitente e não usa anticoagulante. Tomografia de crânio sem contraste é normal. A pressão arterial é de 165/105mmhg. O plantonista avalia o uso de trombolítico, porém contra-indica seu uso. Em que baseou a contra-indicação?

A
Melhora dos sintomas.
B
Etnia do paciente.
C
Etiologia cardioembólica.
D
Hipertensão arterial.
Uma mulher, com 45 anos de idade e diagnóstico de cirrose hepática, queixa-se de dor abdominal e tem indicação para colecistectomia. Apresenta alterações em coagulograma, e está indicada a transfusão de plasma fresco, para minimizar os riscos de sangramento cirúrgico, o melhor momento para essa transfusão é:
Paciente de 42 anos, sexo feminino, assintomática, sem comorbidades ou antecedentes familiares de neoplasias. Vem à consulta de rotina e informa que certa vez foi diagnosticado por outro médico um tumor benigno no fígado através de ultrassonografia e tomografia computadorizada, exames estes que ela perdeu. Ela está ansiosa porque uma amiga sua recentemente morreu por câncer hepático. Você solicita novos exames, mas pode afirmar que:
Das complicações da parotidite, a menos frequente é:
Toxicômano dá entrada na emergência com crise convulsiva. O médico que o atende suspeita de intoxicação aguda por cocaína, porque há concomitantemente:
Compartilhar