Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um homem de 68 anos melanoderma, procura o Pronto-Socorro com inicio súbito de dificuldade para falar e perda completa de força no braço e perna direitos. Os sintomas iniciaram-se há uma hora e meia e no momento da consulta já normalizou a fala e consegue movimentar a perna. Tem antecedente de fibrilação atrial intermitente e não usa anticoagulante. Tomografia de crânio sem contraste é normal. A pressão arterial é de 165/105mmhg. O plantonista avalia o uso de trombolítico, porém contra-indica seu uso. Em que baseou a contra-indicação?

A
Melhora dos sintomas.
B
Etnia do paciente.
C
Etiologia cardioembólica.
D
Hipertensão arterial.
Os transtornos factícios podem ocasionar situações de grande dificuldade para a equipe médica. A respeito desse tipo de situação, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO:
Os benzodiazepínicos estão entre os fármacos mais prescritos na prática médica. Em relação a este grupo farmacológico é correto afirmar que:
Masculino, 16 anos, consulta em UBS por febre, cefaleia, tosse e dor de garganta iniciados há três dias. Ao exame, observam-se adenite cervical, exsudato amigdaliano e hiperemia intensa de orofaringe. Recebe penicilina benzatina, mas retorna após 48hs por persistência da febre. Seu exame físico permanece igual. Qual o diagnóstico mais provável e conduta adequada?
O calendário vacinal recomendado pelo MS vem sofrendo modificações à medida que novas vacinas demonstram eficácia e segurança. Qual das novas imunizações abaixo apresentadas tem maior impacto na morbimortalidade em lactentes nos primeiros 2 anos de vida?
Compartilhar