Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um homem de 75 anos de idade, geralmente com boa saúde, começou a notar problemas há quatro meses os quais estão piorando. Apresenta dificuldade para levantar-se de poltronas baixas e dos vasos sanitários. O que mais provavelmente apresenta esse paciente?

A
Pobres movimentos finos nos dedos.
B
Disdiadococinesia.
C
Fraqueza muscular distal.
D
Fraqueza muscular proximal.
E
Apraxia de marcha.
Você está atendendo uma criança de 2 anos que mora numa tribo isolada. A criança foi trazida pela Assistente Social da Fundação Casa do Índio com um quadro de retardo mental, baixa estatura, membros curtos, hipertelorismo, ponte nasal achatada, edema palpebral, macroglossia, presença de apenas 4 dentes, pele seca e descamativa, edema nas mãos. Não é possível obter história neonatal, apenas se sabe que o paciente nasceu a termo pesando 3kg. Este quadro clínico é sugestivo de:
Recém-nascido, parto normal, 38 semanas de gestação, poli-hidrâmnio, cianose importante, abdome escavado e dificuldade respiratória. Entubado na sala de parto, recebeu ventilação por pressão positiva, encaminhado à UTI necessitando de parâmetros ventilatórios altos e mantendo hipoxemia refratária. O quadro clínico acima sugere:
Leia o caso clínico abaixo e responda. Dá entrada no setor de emergência, trazido por unidade móvel do Corpo de Bombeiros, um rapaz que sofreu acidente automobilístico. Ele era o carona, o carro foi atingido à esquerda e o motorista faleceu no local. Tem 30 anos e está alcoolizado. Foi utilizada a sequência de atendimento inicial ao politraumatizado, com infusão em bolus de 2.000 ml de Ringer lactato. Está sonolento e apresenta escoriações no flanco, distensão abdominal e dispneia. Sua PA é de 70 x 40 mmHg. FC = 130 bpm, FR = 34 ipm. Durante a avaliação neurológica, o paciente é classificado como Glasgow 8, por apresentar as seguintes evidências:
Homem, 28 anos de idade, é levado à emergência com grave trauma craniano, após queda de cinco metros de altura. Foi intubado pelo serviço de atendimento pré-hospitalar, devido ao rebaixamento do nível de consciência. Apresenta-se taquicárdico, hipotenso e com sinais evidentes de fratura de crânio, sendo que a pupila direita está dilatada. Qual das seguintes medidas deve ser realizada imediatamente no sentido de reduzir a pressão intracraniana?
Compartilhar