Questões na prática

Psiquiatria

Um homem de 78 anos, previamente bem, é internado para tratamento de Pneumonia contraída na comunidade. A equipe de enfermagem relata que ele algumas vezes tem dificuldade de ser acordado, e outras vezes está agitado, desorientado e agressivo, comportando-se de modo inapropriado. O exame físico não é digno de nota, exceto pelos achados relacionados com a Pneumonia. Qual das seguintes respostas é a afirmativa mais acurada acerca do seu estado mental?

A
É necessário TC de crânio.
B
Apresenta demência como fenômeno crepuscular.
C
Apresenta “pseudodemência” da depressão.
D
Os sintomas são potencialmente preveníveis.
E
Tem provável Psicose funcional prévia (Esquizofrenia).
A pancreatite aguda biliar grave é doença de letalidade elevada. A condução dos casos é difícil e a decisão operatória algumas vezes controversa. Referente à conduta nessa doença, assinale a alternativa correta:
Escolar de sete anos é levado ao ambulatório por apresentar dor à deglutição, lacrimejamento e sensação de corpo estranho em olho direito. Exame físico: hiperemia de orofaringe, hiperemia conjuntival direita e linfadenopatia auricular direita. O quadro clínico apresentado sugere:
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Trata-se de condição benigna e sobre ela podemos afirmar, EXCETO:
Juliana, 36 anos, estudante de direito da UFMS, com diagnóstico prévio de colelitíase ao ultrassom abdominal. Dá entrada ao P.S. com dor epigástrica de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. O plantonista solicitou amilase sérica que se mostrou 656 mg/dl (valor de referência: 20-104 mg/dl). Dos seguintes Critérios de Hanson, o único que não demonstra pior prognóstico à admissão é:
Compartilhar