Questões na prática

Psiquiatria

Um homem de 79 anos de idade é internado para tratamento de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), com o Ecocardiograma demonstrando uma fração de ejeção ventricular de 30%. O paciente apresenta as seguintes comorbidades: doença de Alzheimer leve, Osteoartrite e doença do Refluxogastroesofagiano. Encontra-se inquieto, tenta levantar da cama e permanece acordado à noite. Faz uso de medicação para a ICC, para dormir, para o refluxo e para a dor da osteoartrite. Qual dos seguintes medicamentos mais provavelmente está causando os sintomas de delirium neste paciente?

A
Atenolal.
B
Lisinopril.
C
Omeprazol.
D
Difenidramina.
E
Acetomirofem (paracetamol).
Paciente de 34 anos de idade, é atendido com quadro de dor abdominal em cólica localizada no hipocôndrio direito e epigástrio irradiada para dorso associada a náuseas, vômitos e febre de 38,3° C. Ao exame físico, apresenta-se com fácies de dor, levemente taquidispnéica com FC 100 bpm. No exame do abdome, observa-se discreta distensão abdominal, dor a palpação de hipocôndrio direito com sinal de Murphy presente. Qual diagnóstico mais provável desse paciente?
Paciente de sessenta anos de idade, com mãe falecida de câncer de mama, apresenta tumor mamário com descarga papilar serosa espontânea. Qual a melhor orientação para o diagnóstico?
Um pedreiro de 48 anos de idade, desempregado, apresentando tosse há mais de quatro semanas, fez exame de escarro e o resultado foi baciloscopia positiva (++/++++). Refere ter interrompido tratamento para tuberculose há aproximadamente oito meses, por ter se sentido melhor. Considerando as normas do Programa Nacional de Controle de Tuberculose, assinale a alternativa correta.
Paciente, 10 anos de idade, sexo masculino, vem apresentando há 2 semanas, após extração dentária, queda progressiva do estado geral, febre persistente, palidez, sudorese. Nos antecedentes, é portador de insuficiência da válvula mitral de grau leve, faz uso de penicilina benzatina de 21 em 21 dias, há 2 anos. O exame físico: dispneia com SS em foco da ponta, presença de 3ª bulha. Hemograma com leucocitose e desvio à esquerda. Ecocardiograma mostra massa cardíaca oscilante em valva mitral. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar