Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Um homem relata episódios dolorosos em queimação acometendo ambos os pés, que sempre se acompanham de aumento da temperatura e de eritema, desencadeados por aumento da temperatura ambiente e pelo caminhar, com melhora após a imersão daquelas extremidades em água fria. Hemograma, único exame realizado, evidencia contagem de plaquetas de 550.000/mm3. Dentre as citadas, a melhor hipótese diagnóstica é:

A
angioedema.
B
porfiria cutânea.
C
eritromelalgia.
D
distrofia reflexo simpática.
E
dermatomiosite.
Paciente deverá ser submetido à intervenção cirúrgica com necessidade de um regime de antibioticoprofilaxia. É incorreto afirmar que a antibioticoprofilaxia:
A bronquiolite é uma doença respiratória predominantemente viral e pode causar surtos hospitalares. O agente responsável por mais de 50% dos casos é o vírus respiratório sincicial. A melhor medida de prevenção dos surtos hospitalares, nestes casos, consiste em:
Paciente feminina, 78 anos, busca auxílio no Ambulatório de Reumatologia por quadro de aumento de volume em articulações distais de ambas as mãos, além de dor em joelhos ao iniciar o movimento. Refere que tem esse quadro desde os 50 anos, porém “nunca recebeu medicação que curasse seu problema”. Sobre a osteoartrite, assinale a alternativa correta.
Em relação às patologias gástricas, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar