Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Um homem sadio, de 26 anos de idade, após retornar de viagem, apresenta faringite, cefaleia e febre. No dia seguinte surgem: dor torácica pleurítica na base do hemitórax direito, tosse produtiva com escarro ora claro, ora com hemoptoicos e dispneia. Atendido no pronto-socorro encontra-se taquipneico, o exame físico do tórax revela estertores na base direita e na região infraclavicular esquerda, além de roncos e sibilos esparsos bilaterais removíveis com a tosse; há macicez à percussão e FTV aumentado na base direita, o paciente se encontra febril, sudoreico e inquieto, a pressão arterial é 100 x 70 mmHg e há taquicardia com 110 bpm. A saturação periférica de oxigênio medida no oxímetro de pulso em ar ambiente é de 92% e o radiograma torácico revela opacidades alveolares com broncograma aéreo na metade inferior do pulmão direito e no terço superior esquerdo. Qual a melhor conduta a ser adotada no pronto-socorro?

A
Internar o paciente em UTI e iniciar heparinização venosa ou subcutânea em dose alta e oxigenoterapia sob cateter nasal.
B
Internar o paciente em UTI e iniciar ciprofloxacina parenteral e assistência ventilatória mecânica após coleta de hemoculturas.
C
Internar o paciente em enfermaria, iniciar ceftriaxone parenteral associada à claritromicina, e oxigenoterapia sob cateter nasal, e coleta de hemoculturas.
D
Iniciar tratamento ambulatorial com levofloxacina oral e reavaliar o paciente em 72 horas.
E
Iniciar tratamento ambulatorial com amoxicilina + clavulanato oral e reavaliar em 72 horas.
Na colangite esclerosante primária, é correto afirmar:
Paciente com 70 anos, feminino, foi internada com hematêmese e melena há três dias, sem instabilidade hemodinâmica, apresentando, na endoscopia digestiva alta, uma lesão ulcerada em corpo gástrico, na vertente posterior da grande curvatura. Para o diagnóstico de tumor estromal gastrointestinal, assinale a afirmativa incorreta.
Em 2005 foram publicadas as novas Diretrizes Para Abordagem e Tratamento da Parada Cardíaca e Respiratória. Com base nesta Diretriz marque a alternativa CORRETA das apontadas abaixo:
Considere as afirmações abaixo sobre obesidade em adultos. I - A incidência de câncer de cólon, reto, vesícula de vias biliares é maior em mulheres obesas. II - A presença de insuficiência renal, de glaucoma, de doença coronariana e de acidente vascular cerebral contraindica o uso de sibutramina em pacientes obesos. III - Uma das complicações da pele associadas à obesidade é a acantose nigricans. Esta reflete resistência à insulina, porém não melhora com a redução de peso. Qual a alternativa correta?
Compartilhar