Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Um homem sadio, de 26 anos de idade, após retornar de viagem, apresenta faringite, cefaleia e febre. No dia seguinte surgem: dor torácica pleurítica na base do hemitórax direito, tosse produtiva com escarro ora claro, ora com hemoptoicos e dispneia. Atendido no pronto-socorro encontra-se taquipneico, o exame físico do tórax revela estertores na base direita e na região infraclavicular esquerda, além de roncos e sibilos esparsos bilaterais removíveis com a tosse; há macicez à percussão e FTV aumentado na base direita, o paciente se encontra febril, sudoreico e inquieto, a pressão arterial é 100 x 70 mmHg e há taquicardia com 110 bpm. A saturação periférica de oxigênio medida no oxímetro de pulso em ar ambiente é de 92% e o radiograma torácico revela opacidades alveolares com broncograma aéreo na metade inferior do pulmão direito e no terço superior esquerdo. Qual a melhor conduta a ser adotada no pronto-socorro?

A
Internar o paciente em UTI e iniciar heparinização venosa ou subcutânea em dose alta e oxigenoterapia sob cateter nasal.
B
Internar o paciente em UTI e iniciar ciprofloxacina parenteral e assistência ventilatória mecânica após coleta de hemoculturas.
C
Internar o paciente em enfermaria, iniciar ceftriaxone parenteral associada à claritromicina, e oxigenoterapia sob cateter nasal, e coleta de hemoculturas.
D
Iniciar tratamento ambulatorial com levofloxacina oral e reavaliar o paciente em 72 horas.
E
Iniciar tratamento ambulatorial com amoxicilina + clavulanato oral e reavaliar em 72 horas.
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido a importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Neste caso, a verificação de redução do nível da pressão arterial sistólica durante a inspiração constitui o pulso paradoxal, que, de fato, representa um fenômeno oposto ao que ocorre na fisiologia cardiovascular normal, qual seja, aumento da pressão sistólica durante o ato inspiratório.
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido a importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Ondas T achatadas e alargadas, depressão do segmento ST e ondas U proeminentes são exemplos de achados eletrocardiográficos que devem estar presentes de forma isolada ou associada no ECG do paciente em questão.
Com respeito à artrite gotosa, julgue o item. Em pacientes com diagnóstico de artrite gotosa, que estão no período intercrítico, o principal efeito adverso decorrente do uso de alopurinol (um inibidor de xantina oxidase) é a precipitação de um ataque agudo de gota.
Julgue o item a seguir, relativo à anatomia pélvica e à fisiologia da menstruação. A fase folicular de um ciclo menstrual padrão se inicia nos últimos dias da fase lútea do ciclo precedente até a liberação do folículo maduro por ocasião do fenômeno ovulatório.
Compartilhar