Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Ortopedia

Um idoso, até então assintomático, realiza uretrocistoscopia na investigação de episódio único de hematúria macroscópica. Seis semanas após retorna à consulta, agora referindo febre baixa e dor em região dorsal, com sensibilidade pronunciada a digito pressão da 12ª vértebra dorsal. RX simples evidencia apenas redução do espaço discal entre T12 e L1. Urocultura estéril. VHS 40 mm na 1ª h., Hb 11,8 g%, com hemácias normocíticas e normocrômicas. Indique a opção diagnóstica mais provável.

A
Mieloma múltiplo.
B
Osteomielite.
C
Doença de Paget.
D
Adenocarcinoma metastático.
E
Osteoporose.
A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou no ano de 2012 uma proposta de aferição da saturação arterial de oxigênio através da oximetria de pulso de todos os recém-nascidos com 24 a 48 horas de vida antes da alta hospitalar, sendo chamado de TESTE DO CORAÇÃOZINHO. Esta medida visa:
Em que porcentagem de pessoas com sintomas sem explicação médica a depressão ou a ansiedade são a causa desses sintomas?
Lactente com 3 semanas de vida apresenta quadro de vômitos de grande volume após a amamentação. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Homem, 43 anos, alcoolista crônico foi encontrado com rebaixamento do estado de consciência e levado ao Pronto-Socorro pelo Resgate. Ainda na ambulância, recebeu 50 ml de glicose a 50% endovenoso, com melhora do quadro, persistindo alguma confusão. Como se encontrava febril, foi necessário internação para investigação melhor do quadro. No dia seguinte, o paciente agravou o estado de confusão mental, agora com nistagmo multidirecional, paralisia do VI par craniano à esquerda e ataxia cerebelar. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar