Um idoso, até então assintomático, realiza uretrocistoscopia na investigação de episódio único de hematúria macroscópica. Seis semanas após retorna à consulta, agora referindo febre baixa e dor em região dorsal, com sensibilidade pronunciada a digito pressão da 12ª vértebra dorsal. RX simples evidencia apenas redução do espaço discal entre T12 e L1. Urocultura estéril. VHS 40 mm na 1ª h., Hb 11,8 g%, com hemácias normocíticas e normocrômicas. Indique a opção diagnóstica mais provável.
A
Mieloma múltiplo.
B
Osteomielite.
C
Doença de Paget.
D
Adenocarcinoma metastático.
E
Osteoporose.
Outras questões
Masculino, 42 anos, alcoolismo pesado, queixa de diarreia, apresentando lesões de pele eritematobolhosas, exsudativas, com extensas áreas erosadas e bordos confluentes, pescoço e dorso dos braços e mãos, fotossensíveis. Diante desse quadro, foi diagnosticada qual deficiência vitamínica?
Paciente com diabetes melito tipo 2, obesidade central evidente, inicia dieta, atividade física regular e metformina que atinge dose máxima de 2,5 g/dia, mas mesmo assim, mantém níveis de HbA1 C, três pontos acima do limite superior do método. Sabendo-se que o paciente apresenta níveis plasmáticos de insulina elevados, além de intensificar a atividade física e dieta, a conduta terapêutica mais adequada nessa fase é:
Paciente feminina, 78 anos, busca auxílio no Ambulatório de Reumatologia por quadro de aumento de volume em articulações distais de ambas as mãos, além de dor em joelhos ao iniciar o movimento. Refere que tem esse quadro desde os 50 anos, porém “nunca recebeu medicação que curasse seu problema”. Sobre a osteoartrite, assinale a alternativa correta.
A respeito da faringite aguda, assinale a alternativa correta.