Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Ortopedia

Ortopedia

Um idoso, até então assintomático, realiza uretrocistoscopia na investigação de episódio único de hematúria macroscópica. Seis semanas após retorna à consulta, agora referindo febre baixa e dor em região dorsal, com sensibilidade pronunciada a digito pressão da 12ª vértebra dorsal. RX simples evidencia apenas redução do espaço discal entre T12 e L1. Urocultura estéril. VHS 40 mm na 1ª h., Hb 11,8 g%, com hemácias normocíticas e normocrômicas. Indique a opção diagnóstica mais provável.

A
Mieloma múltiplo.
B
Osteomielite.
C
Doença de Paget.
D
Adenocarcinoma metastático.
E
Osteoporose.
Homem, 25 anos, no 60° dia pós-operatório de herniorrafia inguinal à direita pela técnica de Lichtenstein, apresenta discreta parestesia em pube e face interna da coxa direita, bem como dor tipo queimação na projeção do ligamento inguinal desde a crista ilíaca anterosuperior, sugestiva de encarceramento neural. Qual é a conduta IMEDIATA MAIS apropriada?
Na assistência a paciente com 33 semanas de idade gestacional e síndrome HELLP, deve-se:
Qual das manifestações está relacionada à complicação do sarampo?
Um jovem dá entrada no pronto-socorro com história de precordialgia típica, após, em uma festa, ter feito uso de cocaína. Qual das opções abaixo NÃO estaria indicada?
Compartilhar