Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Nefrologia

Urologia

Cirurgia Geral

Cirurgia Pediátrica

Um jovem de 15 anos de idade apresenta um quadro de dor testicular há 4 horas. Ao exame apresenta edema, muita dor ao exame sem reflexo cremasteriano e sem alívio da dor à elevação do testículo. Assinale a melhor conduta.

A
Analgesia, compressas, repouso e retorno ambulatoial após ultrassom com Doppler.
B
Analgesia, compressas, repouso e retorno ambulatorial após cintilografia testicular.
C
Exploração cirúrgica imediata.
D
Se houver suspeita de torção testicular intravaginal não se deve tentar rotação externa do testículo.
E
Analgesia, compressas, repouso e antibiótico profilático.
Adolescente de 13 anos foi trazido à consulta em razão do seu comportamento. Segundo o relato dos pais, o filho não participava mais das atividades familiares como costumava fazer, permanecia muito tempo em seu quarto e se mostrava muito reservado e lacônico com os membros da família. Embora não tenha havido qualquer modificação no rendimento escolar, o menino pouco se envolvia com os estudos, fazendo apenas o mínimo necessário. A mãe referiu que o filho somente parecia feliz quando estava com os amigos. Durante a consulta, o paciente permaneceu calado, com a cabeça baixa e, quando perguntado se concordava com os questionamentos dos pais, respondeu que não achava que tivesse algum problema e não sabia por que tinha sido trazido ao médico. Diante desta situação, qual a hipótese diagnóstica mais provável e qual a conduta mais adequada?
Você é chamado para atender na sala de parto a um recém-nascido a termo, cuja mãe foi submetida à cesárea de emergência após diagnóstico de desproporção céfalo-pélvica. O recém-nascido nasceu hipotônico, cianótico, em apneia e com frequência cardíaca de 40 bpm, e necessitou de intubação traqueal, massagem cardíaca e 1 dose de adrenalina endovenosa para recuperar-se na sala de reanimação. Recebeu escore de Apgar de 1, 3 e 5, respectivamente no 1º, 5º e 10º minutos. Sobre o manejo terapêutico adequado desse recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal, é correto afirmar:
Em relação ao material para a reanimação neonatal, assinale a verdadeira:
Mulher, 34 anos de idade, após briga como marido, ingere cerca de 50 ml de água sanitária. Apresenta-se no PA ansiosa e agitada, porém lúcida, com queixa de dor abdominal. O atendimento de emergência não mostra alterações nos dados vitais e nos demais dados do exame físico. A melhor conduta é:
Compartilhar