Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um jovem de 20 anos de idade bateu seu carro contra um poste. Não usava cinto de segurança e, ao ser resgatado e trazido à sala de emergência, apresentava-se com fraturas importantes maxilofaciais e em sofrimento respiratório. A conduta, neste caso, deve ser:

A
intubação orotraqueal
B
intubação nasotraqueal pelo risco de trauma raquimedular
C
O2 a 100%, com máscara, e observar a resposta
D
cricotiroidostomia e cuidados com a coluna cervical
Ao realizar atendimento em uma sala de parto, nasce uma criança com peso estimado em 3,5 kg, banhada em mecônio, hipotônica, cianótica e em apneia. Após visualização da traqueia e aspiração do mecônio pela cânula por duas vezes, o paciente recebe ventilação com ambu e cânula com oxigênio a 100%. A criança permanece bradicárdica (FC < 60 bpm), cianótica e em apneia. É iniciada massagem cardíaca, enquanto se oxigena. Após 30 segundos, ela permanece em assistolia e é medicada com adrenalina endovenosa no total de 3 doses com intervalos de 5 minutos entre as doses. Após a terceira dose, a criança permanece sem apresentar nenhuma resposta. Qual a conduta a ser tomada a seguir? (FLEISHER, Ludwig. Textbook of pediatric emergency medicine)
Dobra da pele em semilua decrescente que recobre o ângulo interno do olho, tipicamente unilateral. Pode ocasionar a falsa impressão de estrabismo convergente, falamos de:
Um paciente com história de epigastralgia e emagrecimento submete-se a endoscopia digestiva alta que acusa a presença de uma lesão infiltrante de margens mal definidas no antro gástrico. O exame histopatológico sugere a diagnóstico de linfoma de MALT. O principal fator de risco para esta neoplasia é a presença de:
Qual das medidas abaixo não é mandatória no acompanhamento dos pacientes com hipertensão intracraniana?
Compartilhar