Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Uma paciente é admitida em seu plantão com quadro de cetoacidose diabética grave desencadeada por pielonefrite. Apresentava-se taquicárdica e hipotensa. A avaliação inicial laboratorial mostrou glicemia 304mg%, cetonúria +++, sódio sérico de 172mEq/L (VN 135 a 145mEq/L) e potássio sérico de 2,8 mEq/L (VN 3,5 a 5,5mEq/L). Qual das medidas abaixo NÃO DEVE SER ADOTADA DE IMEDIATO?

A
Reposição volêmica com soluções contendo sódio.
B
Insulina intravenosa.
C
Reposição de potássio.
D
Antibióticos.
Paciente de 40 anos é admitido no Pronto-Socorro por cefaleia. Refere ser portador de adenocarcinoma de pulmão com metástases ósseas e cerebrais em tratamento há seis meses. De demais antecedentes relevantes, relata crise convulsiva há um mês. Não faz uso de quaisquer medicamentos além dos quimioterápicos infundidos no hospital periodicamente. Assinale o item que contém droga CONTRAINDICADA para o tratamento desta dor aguda.
Homem de 60 anos é avaliado durante plantão. Está internado há 4 dias para tratamento de neutropenia febril e há 36 horas não apresenta diurese. Exame físico evidenciou mucosas algo ressecadas e taquicardia leve (110 bpm). Sondagem vesical extraiu mínima quantidade de urina (< 10 ml). Além de outras condutas, é solicitada a correção da dose do antibiótico em uso para a função renal. O paciente pesa 60 kg, tem 1,60 m de altura. Exame da urgência mostra creatinina = 2,5 mg/dl. Com base nos dados expostos, assinale o item que contenha o clearance de creatinina deste paciente.
Paciente de 16 anos, sexo masculino, vem usando fenitoína há duas semanas após três episódios convulsivos. Há três dias passou a apresentar febre, rash eritematoso e erupções cutâneas difusas. Exames laboratoriais mostraram elevação de transaminases e discreta leucocitose. Considerando a possibilidade de síndrome de reação de hipersensibilidade, assinale a conduta correta:
Sobre as peritonites escolha a opção correta.
Compartilhar