Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Uma paciente é admitida em seu plantão com quadro de cetoacidose diabética grave desencadeada por pielonefrite. Apresentava-se taquicárdica e hipotensa. A avaliação inicial laboratorial mostrou glicemia 304mg%, cetonúria +++, sódio sérico de 172mEq/L (VN 135 a 145mEq/L) e potássio sérico de 2,8 mEq/L (VN 3,5 a 5,5mEq/L). Qual das medidas abaixo NÃO DEVE SER ADOTADA DE IMEDIATO?

A
Reposição volêmica com soluções contendo sódio.
B
Insulina intravenosa.
C
Reposição de potássio.
D
Antibióticos.
Carlos, de 16 anos de idade, foi vítima de trauma abdominal, sendo levado à laparotomia exploradora com achado cirúrgico de necrose do íleo terminal por lesão da artéria ileocecocólica. Foi realizada uma ressecção de 70 cm de íleo distal incluindo válvula íleo-cecal. Como consequência, o paciente poderá apresentar, EXCETO:
Com relação à adaptação tardia após a ressecção ileal, podemos afirmar, EXCETO:
Mulher de 22 anos de idade procura ginecologista apresentando turvação visual, concomitante oligomenorreia e galactorreia. Dosagem de prolactina de 105ng/ml. Exame de mama com presença de leite à expressão, ausência de nódulos. Exame ginecológico normal. Dos exames abaixo, qual seria importante para o diagnóstico?
Paciente com 38 anos de idade, apresentando há 4 meses artrite simétrica de articulações do punho, interfalangianas proximais e metacarpofalangianas, rigidez articular matinal durando pelo menos 1 hora. Avaliação laboratorial revelou fator rematoide positivo. Qual dos tratamentos abaixo NÃO MODIFICA o curso desta doença?
Compartilhar