Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um lactente com 6 meses de vida foi com a mãe ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento. Revendo a história, o pediatra observou que o bebê nasceu de parto vaginal após uma gestação de baixo risco. Chorou forte ao nascer e permaneceu o tempo todo com a mãe no alojamento conjunto. Recebeu alta com 48 horas de vida, sendo amamentado exclusivamente ao seio materno e sem intercorrência clínica. O cartão de vacinação está atrasado e ele tomou apenas a primeira dose da vacina contra a hepatite B, ainda no hospital. A mãe referiu que a criança era amamentada exclusivamente ao seio até o momento da consulta. Com base nessa situação, julgue os seguintes itens. I- O fato de a criança ter permanecido em alojamento conjunto contínuo por 48 horas contribuiu para a manutenção do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. II- Considerando que a criança tenha pesado 3.000 g ao nascer, seria correto esperar que, no momento da consulta, ele pesasse aproximadamente 7.000 g. III- Segundo o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde do Brasil, a criança em questão deveria ser imunizada com as seguintes vacinas: BCG intradérmico, segunda dose da vacina contra hepatite B, primeira dose da vacina tetra, antipoliomielite e contra rotavírus. IV- O pediatra deve recomendar a introdução de alimentos sólidos complementares, começando com uma fruta pela manhã ou tarde e papas de legumes no horário do futuro almoço. V- A próxima visita de controle deve ser feita aos 9 meses de vida da criança. A quantidade de itens certos é igual a:

A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
Uma endarterectomia carotídea direita é realizada em uma mulher de 66 anos que apresenta um sopro audível à ausculta do pescoço. O exame da placa ateromatosa curetada revela aspecto ?rme, grosseiramente castanho-amarelada. Microscopicamente, qual dos seguintes materiais deve ser encontrado em abundância na forma de cristais, produzindo espaços longos semelhantes a fendas?
Assinale a alternativa correta em relação à gangrena de Fournier.
Em relação aos abscessos amebianos do fígado, assinale a alternativa correta.
A elevação progressiva da creatinina sérica de um paciente foi atribuída à obstrução parcial do trato urinário. O achado que corrobora esta hipótese é:
Compartilhar