Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um lactente com 6 meses de vida foi com a mãe ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento. Revendo a história, o pediatra observou que o bebê nasceu de parto vaginal após uma gestação de baixo risco. Chorou forte ao nascer e permaneceu o tempo todo com a mãe no alojamento conjunto. Recebeu alta com 48 horas de vida, sendo amamentado exclusivamente ao seio materno e sem intercorrência clínica. O cartão de vacinação está atrasado e ele tomou apenas a primeira dose da vacina contra a hepatite B, ainda no hospital. A mãe referiu que a criança era amamentada exclusivamente ao seio até o momento da consulta. Com base nessa situação, julgue os seguintes itens. I- O fato de a criança ter permanecido em alojamento conjunto contínuo por 48 horas contribuiu para a manutenção do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. II- Considerando que a criança tenha pesado 3.000 g ao nascer, seria correto esperar que, no momento da consulta, ele pesasse aproximadamente 7.000 g. III- Segundo o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde do Brasil, a criança em questão deveria ser imunizada com as seguintes vacinas: BCG intradérmico, segunda dose da vacina contra hepatite B, primeira dose da vacina tetra, antipoliomielite e contra rotavírus. IV- O pediatra deve recomendar a introdução de alimentos sólidos complementares, começando com uma fruta pela manhã ou tarde e papas de legumes no horário do futuro almoço. V- A próxima visita de controle deve ser feita aos 9 meses de vida da criança. A quantidade de itens certos é igual a:

A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
Um grupo de pessoas apresentou quadro de diarreia aquosa, náuseas, vômitos e dor abdominal em cólica duas horas após participarem de um evento onde foram servidos hambúrgueres, salada e maionese. O agente etiológico mais provável é:
Homem de 57 anos, há 3 meses com edema generalizado insidioso de evolução progressiva e dispneia de esforço, rapidamente progressiva aos mínimos esforços. O exame físico mostrava tórax sem expansão à direita, percussão maciça e murmúrio vesicular abolido em base e campo médio direito, sem frêmito toracovocal. O achado radiológico mais provável, neste caso, é:
O estresse cirúrgico desencadeia alterações metabólicas pós-traumáticas, resultantes da interação de vários hormônios. Qual a alteração que NÃO faz parte desta resposta:
Em pacientes com fibrilação atrial, qual dos fatores abaixo indicados NÃO se associa com risco aumentado de acidente tromboembólico?
Compartilhar