Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Um lactente de 10 meses de idade, sem antecedentes de doença respiratória, é levado ao pronto socorro com história de febre e tosse há 72 horas. Ao exame físico apresenta-se em regular estado geral, febril (38,5°C); FR = 55 rpm; FC: 110 bpm. À inspeção do tórax observam-se discretas tiragens intercostais. De acordo com as Normas de Assistência e Controle de Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, o dado clínico sugestivo de pneumonia nesse caso é:

A
Idade.
B
Temperatura axilar.
C
Tiragens intercostais.
D
Frequência cardíaca.
E
Frequência respiratória.
Considerando pacientes vítimas de queimaduras, pode-se afirmar que:
Em um paciente com taquicardia, hipotensão sintomática, sudorese, enchimento capilar lento e o eletrocardiograma mostrando fibrilação atrial com alta resposta, qual a melhor opção terapêutica?
Paciente masculino de 32 anos é admitido na emergência hospitalar com cólica renal. A ecografia de vias urinárias demonstra cálculo no trajeto do ureter proximal esquerdo e leve dilatação do sistema pielocalicial. Qual das seguintes condições abaixo descarta a possibilidade de tratamento medicamentoso expulsivo (conduta médica conservadora)?
Lesão cutânea discreta, perolada, hemisférica, lisa, papulosa, medindo 3 mm de diâmetro, com umbilicação central e conteúdo caseoso, localizada no pescoço de menina de 8 anos, saudável e frequentando a escola, corresponde a:
Compartilhar