Qual a melhor conduta no atendimento de uma criança com baixa estatura que apresenta distúrbios de adaptação psicossocial?
A
Apenas tranquilizar a família, considerando que na maioria das vezes as anormalidades emocionais das crianças desaparecem espontaneamente em idades maiores.
B
é necessário realizar-se uma abordagem psicológica global da criança com a baixa estatura porque muitos casos estão associados a distúrbios psicológicos da criança e de sua família.
C
Deve-se encaminhar a criança imediatamente para o psicológico ou psicanalista.
D
Devem ser prescritos antidepressivos logo na primeira consulta.
Outras questões
Jovem de 16 anos, GI PO, encontra-se atualmente com 19 semanas de gestação. Realizou urinocultura, que evidenciou o crescimento de mais de 100.000 colônias de Streptococcus agalactiae/ml. Durante o acompanhamento pré-natal desta paciente, deverá ser solicitado:
Deu entrada no setor de emergência, paciente de 35 anos, Gesta III, Para II, Aborto I referindo febre há 72 horas e dor em baixo ventre, sem disúria ou polaciúria. A função intestinal encontrava-se preservada. Ao exame, apresentava leucorreia purulenta, dor à mobilização uterina e à palpação dos anexos, massa anexial palpável em fossa ilíaca esquerda de aproximadamente 6,5 cm e ausência de irritação peritoneal. O hemograma com 13.500 leucócitos/mm³ e 9% de bastões. USG transvaginal mostrando formação anexial esquerda septada com debris no interior de moderada quantidade de líquido livre em fundo de saco de Douglas. A conduta inicial é:
Jovem de 23 anos queixa-se de excesso de pelos em região facial, e, à ectoscopia, nota-se hirsutismo moderado. Dosagens hormonais revelam testosterona e 17-alfa-hidroxiprogesterona em níveis normais, porém o S-DHEA (sulfato de deidroepiandrosterona) estava bastante elevado. A principal hipótese diagnóstica é:
Internada com pneumonia necrotizante, lactente de 10 meses apresenta atraso de desenvolvimento psicomotor e hiperreflexia generalizada. O hemograma mostrou anemia e plaquetopenia. A história patológica pregressa revela internações por pneumonia e sepse bacteriana. Considerando que a principal hipótese diagnóstica seja infecção pelo HIV, o tipo de teste necessário para confirmá-la é: