Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Um lactente de 10 meses de idade apresentando tosse há mais de cinco dias e febre nos dos primeiros dias do quadro, é atendido na emergência com FC=170 bpm e FR=52 irpm, temperatura de 37ºC, prostrado com taquidispneia, rítmo de galope, diminuição da intensidade das bulhas cardíacas e hepatomegalia. Baseada no relato, responda:

A
O uso de digitálicos está contraindicado nessa doença
B
a patologia coronariana está uniformemente presente nessa enfermidade
C
O agente que mais frequentemente causa epidemias dessa patologia é o rinovírus
D
O ecocardiograma, se realizado, deve mostrar comprometimento de alguma válvula cardíaca
E
O raio X deve evidenciar cardiomegalia e o ECG pode revelar baixa voltagem de complexo QRS, com ondas T de baixa amplitude
Lactente com 3 meses de idade dá entrada na UPA com quadro de estado de mal epilético, sem ter apresentado crise convulsiva anteriormente e apresenta hemorragia retiniana ao fundo de olho, qual sua hipótese diagnóstica?
Sobre as fraturas dos ossos do antebraço na criança é correto afirmar:
Sensação rotatória (como se a pessoa estivesse girando no ambiente), sensação de desequilibrio, náuseas, vômitos, zumbido em um ou ambos os ouvidos, nistagmo. Estes sinais e sintomas são, geralmente, encontrados em:
Em relação ao teste de oximetria, conhecido como o teste do coraçãozinho, marque a alternativa que MENOS corresponde ao objetivo da implantação deste teste de triagem, cuja recomendação é que seja realizado em todos os recém-nascidos antes da alta hospitalar.
Compartilhar