Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Um lactente de 10 meses apresenta lesão eritematosa na região perineal há 3 dias, associada ao aumento do número de evacuações e fezes líquidas. As lesões acometem as áreas convexas com eritema intenso e poupam as pregas inguinais. Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa CORRETA sobre o diagnóstico e o tratamento:

A
O diagnóstico de dermatite de contato alérgica deve ser realizado, pela localização das lesões, e o tratamento consiste em indicar troca da marca de fralda utilizada e uso de clobetasol creme.
B
A presença de diarreia e a área acometida pela dermatose sugerem a possibilidade de candidíase perineal, e deve ser indicada a nistatina tópica e oral associada a trocas frequentes das fraldas.
C
A localização da lesão sugere o diagnóstico de dermatite por irritante primário, e deve ser tratada com pomada de óxido de zinco, higiene suave e troca frequente de fraldas.
D
O diagnóstico de histiocitose deve ser pensado, em decorrência da localização e presença de eritema intenso, devendo ser realizada biópsia confirmatória e investigação antes de indicar o tratamento.
E
A localização das lesões e idade da criança sugerem o diagnóstico de dermatite seborreica, e nesse caso deve ser utilizado corticoide tópico de baixa potência.
Em uma paciente, vítima de traumatismo abdominal em choque profundo, distendido com suspeita de múltiplas lesões viscerais, uma abordagem para controle de danos NÃO inclui:
Sobre o tratamento das Parasitoses Intestinais, é incorreto afirmar:
Com relação ao abdome Agudo por oclusão vascular intestinal, assinale a alternativa correta:
Um homem, 16 anos, sofre acidente automobilístico com trauma contuso torácico e abdominal. No local do acidente a PA sistólica é de 80 e a frequência cardíaca (FC) de 120. Evolui com queda da PA sistólica para 60 e aumenta FC para 140. Apresenta distensão de veias cervicais e murmúrio vesicular bilateral. O melhor manejo para a condição acima é:
Compartilhar