Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Um lactente de 10 meses apresenta lesão eritematosa na região perineal há 3 dias, associada ao aumento do número de evacuações e fezes líquidas. As lesões acometem as áreas convexas com eritema intenso e poupam as pregas inguinais. Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa CORRETA sobre o diagnóstico e o tratamento:

A
O diagnóstico de dermatite de contato alérgica deve ser realizado, pela localização das lesões, e o tratamento consiste em indicar troca da marca de fralda utilizada e uso de clobetasol creme.
B
A presença de diarreia e a área acometida pela dermatose sugerem a possibilidade de candidíase perineal, e deve ser indicada a nistatina tópica e oral associada a trocas frequentes das fraldas.
C
A localização da lesão sugere o diagnóstico de dermatite por irritante primário, e deve ser tratada com pomada de óxido de zinco, higiene suave e troca frequente de fraldas.
D
O diagnóstico de histiocitose deve ser pensado, em decorrência da localização e presença de eritema intenso, devendo ser realizada biópsia confirmatória e investigação antes de indicar o tratamento.
E
A localização das lesões e idade da criança sugerem o diagnóstico de dermatite seborreica, e nesse caso deve ser utilizado corticoide tópico de baixa potência.
Durante o acompanhamento ambulatorial, o pediatra identificou que um paciente portador de displasia broncopulmonar apresentava ganho ponderal insuficiente nos primeiros meses de vida. O pediatra solicitou uma série de exames laboratoriais. Após ver os resultados, concluiu que o ganho ponderal insatisfatório era devido:
De acordo com os princípios do controle de danos em trauma (damage control), leia as assertivas a seguir: (I) Trata-se de conduta cirúrgica sistematizada, frequentemente dividida em três tempos principais, cujo objetivo é interromper a cascata de eventos que determina a morte por hemorragia. (II) Pode ser empregado como último recurso para uma laparotomia mal sucedida. (III) O controle de danos é reservado a pacientes críticos e o tratamento multidisciplinar é essencial para um melhor prognóstico. Qual das alternativas abaixo contém as assertivas verdadeiras:
Um paciente com 35 anos foi submetido a uma tireoidectomia subtotal por bócio nodular atóxico. Cerca de 12 horas após a cirurgia passa a apresentar dispneia, taquipneia, sudorese, taquicardia, palidez cutâneo mucosa e PA de 90 X 60mmHg, além de tumefação cervical anterior. Seu curativo cirúrgico estava seco. A conduta imediata para o paciente deverá ser:
Em relação aos quadros de choque, assinale a opção correta.
Compartilhar