Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Um lactente de 10 meses apresenta lesão eritematosa na região perineal há 3 dias, associada ao aumento do número de evacuações e fezes líquidas. As lesões acometem as áreas convexas com eritema intenso e poupam as pregas inguinais. Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa CORRETA sobre o diagnóstico e o tratamento:

A
O diagnóstico de dermatite de contato alérgica deve ser realizado, pela localização das lesões, e o tratamento consiste em indicar troca da marca de fralda utilizada e uso de clobetasol creme.
B
A presença de diarreia e a área acometida pela dermatose sugerem a possibilidade de candidíase perineal, e deve ser indicada a nistatina tópica e oral associada a trocas frequentes das fraldas.
C
A localização da lesão sugere o diagnóstico de dermatite por irritante primário, e deve ser tratada com pomada de óxido de zinco, higiene suave e troca frequente de fraldas.
D
O diagnóstico de histiocitose deve ser pensado, em decorrência da localização e presença de eritema intenso, devendo ser realizada biópsia confirmatória e investigação antes de indicar o tratamento.
E
A localização das lesões e idade da criança sugerem o diagnóstico de dermatite seborreica, e nesse caso deve ser utilizado corticoide tópico de baixa potência.
Criança de quatro anos de idade, parda, acompanha regularmente em posto de saúde do seu bairro. Apresenta déficit pondero-estatural (abaixo do percentil 25) com vários tratamentos adequados para anemia, com sulfato ferroso, há dois anos. Dá entrada no Pronto Atendimento com dor intensa em MMII e edema de dorso de pés, pálida e prostrada. FC=123bpm, PA=70/40mmHg. A conduta mais adequada é:
Paciente de dois anos no pós operatório de TU cerebral apresenta sonolência e hiponatremia persistente (Na = 130). Entre as alternativas abaixo assinale aquela que menciona a complicação mais comum e a conduta mais adequada:
Criança de dois anos de idade dá entrada no pronto-atendimento com crise convulsiva clônico-tônica generalizada, primeiro episódio e afebril. Sua conduta é:
São drogas utilizadas para o tratamento de resgate da asma aguda na criança, exceto:
Compartilhar