Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Um lactente de 10 meses de idade, sem antecedentes de doença respiratória, é levado ao pronto socorro com história de febre e tosse há 72 horas. Ao exame físico apresenta-se em regular estado geral, febril (38,5°C); FR = 55 rpm; FC: 110 bpm. À inspeção do tórax observam-se discretas tiragens intercostais. De acordo com as Normas de Assistência e Controle de Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, o dado clínico sugestivo de pneumonia nesse caso é:

A
Idade.
B
Temperatura axilar.
C
Tiragens intercostais.
D
Frequência cardíaca.
E
Frequência respiratória.
Como são conhecidas as montagens eletrencefalográficas em que todos os eletrodos em G1 são conectados ao mesmo eletrodo conectado em G2?
Em uma mulher de 64 anos que relata edema simétrico de membros inferiores, assinale o achado que não corrobora o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca Direita.
Um homem de 75 anos de idade, geralmente com boa saúde, começou a notar problemas há quatro meses os quais estão piorando. Apresenta dificuldade para levantar-se de poltronas baixas e dos vasos sanitários. O que mais provavelmente apresenta esse paciente?
Em um paciente com manifestações compatíveis com acidente vascular encefálico isquêmico (sinais focais), NÃO deve ser excluído o seguinte diagnóstico:
Compartilhar