Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Um lactente de 10 meses de idade apresentando tosse há mais de cinco dias e febre nos dos primeiros dias do quadro, é atendido na emergência com FC=170 bpm e FR=52 irpm, temperatura de 37ºC, prostrado com taquidispneia, rítmo de galope, diminuição da intensidade das bulhas cardíacas e hepatomegalia. Baseada no relato, responda:

A
O uso de digitálicos está contraindicado nessa doença
B
a patologia coronariana está uniformemente presente nessa enfermidade
C
O agente que mais frequentemente causa epidemias dessa patologia é o rinovírus
D
O ecocardiograma, se realizado, deve mostrar comprometimento de alguma válvula cardíaca
E
O raio X deve evidenciar cardiomegalia e o ECG pode revelar baixa voltagem de complexo QRS, com ondas T de baixa amplitude
São manifestações da hiperprolactinemia, exceto:
Em relação ao prognóstico de hepatocarcinoma, assinale a alternativa correta.
Jovem, 15 anos, há 10 dias queixa-se de mal-estar geral, dor de garganta, febre não medida e gânglios no pescoço. Exame físico: corado, hidratado, eupneico, baço palpável a 2 cm da borda costal esquerda, fígado não palpável e linfonodomegalia cervical simétrica, dolorosa e móvel. Orofaringe: eritema nas amígdalas e petéquias no palato. Assinale a alternativa CORRETA:
A respeito de doenças sexualmente transmissíveis e de corrimento vaginal, julgue o item que se segue. A vaginose bacteriana é uma das causas mais frequentes de corrimento vaginal com odor desagradável. O teste de Whift (odor lembrando cheiro de peixe após adição de KOH a 10%) e a presença de clue cells no exame microscópico são critérios diagnósticos importantes. O tratamento de escolha é o metronidazol oral e tópico.
Compartilhar