Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Dermatologia

Um lactente de 10 meses apresenta lesão eritematosa na região perineal há 3 dias, associada ao aumento do número de evacuações e fezes líquidas. As lesões acometem as áreas convexas com eritema intenso e poupam as pregas inguinais. Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa CORRETA sobre o diagnóstico e o tratamento:

A
O diagnóstico de dermatite de contato alérgica deve ser realizado, pela localização das lesões, e o tratamento consiste em indicar troca da marca de fralda utilizada e uso de clobetasol creme.
B
A presença de diarreia e a área acometida pela dermatose sugerem a possibilidade de candidíase perineal, e deve ser indicada a nistatina tópica e oral associada a trocas frequentes das fraldas.
C
A localização da lesão sugere o diagnóstico de dermatite por irritante primário, e deve ser tratada com pomada de óxido de zinco, higiene suave e troca frequente de fraldas.
D
O diagnóstico de histiocitose deve ser pensado, em decorrência da localização e presença de eritema intenso, devendo ser realizada biópsia confirmatória e investigação antes de indicar o tratamento.
E
A localização das lesões e idade da criança sugerem o diagnóstico de dermatite seborreica, e nesse caso deve ser utilizado corticoide tópico de baixa potência.
É CORRETO afirmar sobre os exames laboratoriais da rotina de pré-natal:
Em relação à escarlatina, assinale a alternativa incorreta.
A mãe de um lactente com 34 dias procura consulta com queixa de que o cordão umbilical ainda não caiu. Nessa circunstância, o pediatra deve:
Sobre a epifisite do calcâneo, ou doença de Sever, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Ocorre mais comumente na faixa etária entre os nove e os 14 anos de idade, sendo muito rara sua ocorrência antes disso. ( ) É mais frequente em meninos e, na maioria das vezes, é unilateral. ( ) O diagnóstico é dado pelo achado patognomônico de esclerose da apófise do calcâneo no raio X de perfil.
Compartilhar