Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Um lactente de 12 meses apresenta, desde os 8 meses de vida, placas eritematosas recorrentes, associadas a prurido, localizadas na região malar e face extensora de membros. Tem surtos a cada 15 dias e refere piora nos períodos de frio. Com relação a esse paciente, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A presença de lesões pruriginosas nos familiares e prurido noturno confirmam dermatite atópica. ( ) A história familiar e pessoal de atopia confirma a hipótese clínica de dermatite atópica. ( ) Nesse paciente é importante o tratamento dos familiares, pois é doença de fácil contágio inter-humano. ( ) Nesse paciente é importante orientar a hidratar a pele, pois a barreira cutânea encontra-se alterada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – V – F.
B
V - V - F - V.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - F.
E
F - V - F - V.
Com relação ao tubo digestivo, às suas glândulas anexas e às patologias que acometem esses sistemas, julgue o item subsequente. O divertículo de Meckel pode ser acometido por uma úlcera péptica.
Um paciente de vinte anos de idade, compareceu a uma unidade básica de saúde informando apresentar, havia três meses, tosse e chiados no peito os quais vêm se agravando progressivamente. Esse quadro tem se manifestado em associação com rinorreia e prurido nasal. O exame físico mostrou edema de cornetos nasais e sibilos expiratórios em ambas as regiões infraescapulares. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir. Os sintomas apresentados pelo referido paciente e o exame do nariz dão margem ao diagnóstico de rinite alérgica.
Paciente de 74 anos, asmático, dá entrada na emergência com dispneia. Refere ao médico que tem glaucoma e que vem tendo dificuldade de controlar a pressão intraocular nos últimos meses. Por esse motivo, a droga de uso inalatório, via nebulização, que deverá ser EVITADA é:
Sobre vertigem, responda a afirmativa incorreta:
Compartilhar