Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Um lactente de 12 meses apresenta, desde os 8 meses de vida, placas eritematosas recorrentes, associadas a prurido, localizadas na região malar e face extensora de membros. Tem surtos a cada 15 dias e refere piora nos períodos de frio. Com relação a esse paciente, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A presença de lesões pruriginosas nos familiares e prurido noturno confirmam dermatite atópica. ( ) A história familiar e pessoal de atopia confirma a hipótese clínica de dermatite atópica. ( ) Nesse paciente é importante o tratamento dos familiares, pois é doença de fácil contágio inter-humano. ( ) Nesse paciente é importante orientar a hidratar a pele, pois a barreira cutânea encontra-se alterada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – V – F.
B
V - V - F - V.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - F.
E
F - V - F - V.
Uma criança de 4 anos ao almoçar em uma churrascaria engasga-se e se torna cianótica. Nesse momento, deve-se:
São cardiopatias cianóticas com hipofluxo pulmonar, exceto:
Anorexia com emagrecimento é o sinal mais comum de câncer gástrico, pois os pacientes geralmente evoluem assintomáticos até que haja extenso comprometimento da parede gástrica ou metástases. A semeadura peritoneal pode comprometer outros órgãos e regiões. O tumor de Krukenberg e prateleira de Bloomer são respectivamente:
Paciente masculino, 68 anos, apresenta episódios intermitentes de enterorragia misturada com as fezes. Há dois meses refere desconforto abdominal, nega puxo e tenesmo. Quais as hipóteses diagnósticas mais prováveis a investigar?
Compartilhar