Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Um lactente de 12 meses apresenta, desde os 8 meses de vida, placas eritematosas recorrentes, associadas a prurido, localizadas na região malar e face extensora de membros. Tem surtos a cada 15 dias e refere piora nos períodos de frio. Com relação a esse paciente, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A presença de lesões pruriginosas nos familiares e prurido noturno confirmam dermatite atópica. ( ) A história familiar e pessoal de atopia confirma a hipótese clínica de dermatite atópica. ( ) Nesse paciente é importante o tratamento dos familiares, pois é doença de fácil contágio inter-humano. ( ) Nesse paciente é importante orientar a hidratar a pele, pois a barreira cutânea encontra-se alterada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – V – F.
B
V - V - F - V.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - F.
E
F - V - F - V.
J.D.G., masculino, 8 anos de idade, teve fratura fechada dos ossos do antebraço direito, sendo realizada redução incruenta e aparelho gessado axilopalmar. Retorna ao PS, após 6h, com dor em todo o membro superior acometido e parestesia na mão. No momento, há boa perfusão e pulso presente. Qual a sua conduta inicial?
Durante o período gestacional, a condição materna que predispõe mais o feto a cardiopatias congênitas é:
A anorexia nervosa, situação relativamente frequente nas adolescentes, caracteriza-se por uma restrição alimentar associada ao uso de laxantes, diuréticos e vômitos induzidos, que podem ocasionar um dos seguintes sinais de gravidade:
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta. Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, portador de hipertensão arterial (enalapril 10 mg/dia), diabetes melito (glimepirida 2 mg/dia) e transtorno bipolar (lítio 300 mg/dia e imipramina 100 mg/dia), é trazido por familiares à emergência hospitalar devido a agitação, alucinações, tremores, rubor, mioclonias e taquipneia. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar