Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Dermatologia

Um lactente de 15 meses apresenta quadro recorrente de tosse com predomínio noturno, sibilância e desconforto respiratório. Nesse caso, qual achado clínico associado pode ser sugestivo de asma?

A
Dermatite de contato.
B
Estridor respiratório.
C
Cianose periférica.
D
Vômitos.
Paciente do sexo masculino, 18 anos, procura pronto-socorro por dor em fossa ilíaca esquerda há 6 horas de forte intensidade que se estende até a região inguino-escrotal esquerda. São possibilidades diagnósticas:
Criança de 3 anos, com história ou crises convulsivas, em uso regular de fenobarbital, dá entrada no pronto-socorro com convulsão tônico clônico generalizada de duração maior do que 15 minutos, segundo relato dos pais. Mãe refere que a criança não recebeu as últimas 2 doses da medicação. Qual é a sequência ADEQUADA de condutas para esse caso?
Um paciente de 42 anos de idade, portador de nefrolitíase, procura o pronto-socorro devido à cólica nefrética esquerda iniciada há 3 horas. Ao exame, encontra-se agitado, sem febre e com exame abdominal normal, exceto pela presença de dor durante percussão da loja renal. Após o uso de analgésicos injetáveis, há controle da dor. O exame de urina mostra 20 hemácias e 10 leucócitos, além de cristais de oxalato de cálcio. O hemograma mostra contagem de leucócitos normais. A conduta para esse paciente deve ser:
Qual dos critérios abaixo caracteriza a crise convulsiva febril complexa ou complicada?
Compartilhar