Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Um lactente de 4 meses, do sexo masculino, é levado à consulta de puericultura. Explorando os dados de história, verifica-se que a criança é o quarto filho do casal, que o mesmo nasceu de 34 semanas com peso de nascimento de 1 900 g e que é alimentado com leite de vaca. Os pais são fumantes e o bebê é freqüentemente colocado para dormir na posição prona. Diante deste histórico o pediatra preocupa-se com o potencial para síndrome da morte súbita do lactente, pois todas as características apuradas são fatores de risco, EXCETO:

A
prematuridade e baixo peso ao nascer.
B
pais fumantes.
C
dormir em posição prona.
D
ter vários irmãos.
E
alimentação com leite de vaca.
Classifique o Apgar do recém-nascido que apresenta as características abaixo: - Ao final do primeiro minuto de vida: frequência cardíaca de 120 bpm, respiração iregular, movimentação ativa, responde com careta à introdução do cateter na narina, corpo róseo e extremidades cianóticas. - Ao final do quinto minuto: frequência cardíaca de 140 bpm, chorando com boa respiração, mantendo movimentação ativa, apresentando tosse à passagem de cateter nasal e completamente róseo.
A Otite Externa Maligna (OEM) é uma infecção grave que se relaciona com a DM, acomete o canal auditivo externo e a base do crânio, podendo apresentar importante morbimortalidade. Diante de tal caso, aponte a alternativa CORRETA.
Lactente com 3 meses de idade em aleitamento materno exclusivo, apresentando vômitos desde o nascimento com aumento da frequência e volume nos últimos 15 dias, com avidez nas mamadas. Ao exame físico apresenta sinais cutâneos de emagrecimento, confirmado nas curvas de crescimento. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Em relação às infecções congênitas neonatais, analise as afirmativas abaixo assinalando a alternativa CORRETA:
Compartilhar