Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Um lactente de 4 meses, do sexo masculino, é levado à consulta de puericultura. Explorando os dados de história, verifica-se que a criança é o quarto filho do casal, que o mesmo nasceu de 34 semanas com peso de nascimento de 1 900 g e que é alimentado com leite de vaca. Os pais são fumantes e o bebê é freqüentemente colocado para dormir na posição prona. Diante deste histórico o pediatra preocupa-se com o potencial para síndrome da morte súbita do lactente, pois todas as características apuradas são fatores de risco, EXCETO:

A
prematuridade e baixo peso ao nascer.
B
pais fumantes.
C
dormir em posição prona.
D
ter vários irmãos.
E
alimentação com leite de vaca.
No diagnóstico diferencial das icterícias obstrutivas é importante:
A localização mais frequente de osteomielite hematogênica no adulto é:
Paciente portador de insuficiência hepática crônica deu entrada no Pronto Socorro com quadro de confusão mental e sonolência. Ao exame, o paciente estava ictérico ++/6+, descorado +++/6+, com freqüência cardíaca de 110 bpm, pressão arterial de 100/60 mmHg, abdome ascítico sem sinais de irritação peritoneal, baço palpável a 5 cm do rebordo costal esquerdo. Exames laboratoriais mostravam sódio de 136 mEq/dl, creatinina de 1,5 mg/dl e hemoglobina de 8,0 mg/dl. O diagnóstico é de encefalopatia hepática. Neste caso o fator precipitante foi a:
Paciente com dor lombar irradiada ao membro inferior com a presença do Sinal de Lasègue, parestesias até dorso do pé e reflexos patelares e aquileus normais e simétricos terá comprometimento da raiz:
Compartilhar