Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Um lactente de 4 meses, do sexo masculino, é levado à consulta de puericultura. Explorando os dados de história, verifica-se que a criança é o quarto filho do casal, que o mesmo nasceu de 34 semanas com peso de nascimento de 1 900 g e que é alimentado com leite de vaca. Os pais são fumantes e o bebê é freqüentemente colocado para dormir na posição prona. Diante deste histórico o pediatra preocupa-se com o potencial para síndrome da morte súbita do lactente, pois todas as características apuradas são fatores de risco, EXCETO:

A
prematuridade e baixo peso ao nascer.
B
pais fumantes.
C
dormir em posição prona.
D
ter vários irmãos.
E
alimentação com leite de vaca.
Qual das situações clínicas maternas implica em um maior risco para o desenvolvimento da Síndrome do Desconforto Respiratório no neonato?
Um adolescente de 13 anos de idade com dor em região da tíbia esquerda, que se agrava à noite e diminui com o uso de ácido acetilsalicílico, apresenta o exame físico normal. Na radiografia, é observada uma pequena área hipodensa circundada por formação óssea reacional na radiografia. Qual a hipótese diagnóstica?
Um jovem de 18 anos sofreu trauma cranioencefálico após queda de 4 m de altura. Chega ao pronto-socorro imobilizado em prancha rígida, com colar cervical e máscara de oxigênio com 10 L/minuto. Não tem secreções em via aérea e a satO2 é 100%. A ausculta pulmonar mostra murmúrio vesicular presente bilateralmente. Não tem sangramento externo. PA = 120 × 80 mmHg. Pulso: 90 batimentos por minuto. Glasgow: 6. Midríase à direita, com equimose periorbitária bilateral. Em relação ao atendimento inicial deste paciente:
Um paciente de 80 anos de idade foi submetido a uma operação de emergência por um aneurisma de aorta roto. O paciente estava instável hemodinamicamente. O cirurgião observou uma lesão no ureter esquerdo comprometendo 50% da circunferência. A conduta mais adequada para esse caso é:
Compartilhar