Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um lactente de 4 meses de idade apresenta há 3 dias tosse produtiva, coriza, desconforto respiratório e febre. Ao exame físico constatam-se: taquidispneia, tiragens torácicas moderadas, sibilos e estertores grossos bilaterais, sem melhora significativa após uso de nebulização com broncodilatador. Ao RX de tórax evidencia-se hiperinsuflação pulmonar difusa bilateral, com áreas de hipotransparências em 1/3 superior direito e 1/3 inferior esquerdo. Qual é o diagnóstico provável?

A
Bronquiolite Viral Aguda.
B
Aspiração de corpo estranho.
C
Pneumonia Bacteriana.
D
Traqueobronquite.
E
Asma.
Um presidiário de Alcaçuz alvejado pela polícia, numa tentativa de fuga, é levado ao hospital. A única lesão que ele apresenta é um ferimento, por arma de fogo, na coxa direita, com importante hematoma. Durante a exploração cirúrgica, detecta-se destruição de 4 cm da artéria femural superficial. A conduta cirúrgica mais adequada para esse paciente é desbridamento da lesão aliado a:
Em relação à litíase biliar, é correto afirmar:
Escolar de seis anos, com história de astenia, palidez cutânea e falta de concentração na escola. Ao exame físico: eupnéico e FC 90bpm. Aos exames laboratoriais: Hb: 5,5g/dl, Ht: 15%, VCM: 60, transferrina: 370, ferritina: 5,0.Para esse caso, o provável diagnóstico e a conduta terapêutica adequada, são, respectivamente,
Em relação aos distúrbios metabólicos no período neonatal, é correto afirmar:
Compartilhar