Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um lactente de 45 dias, sexo masculino, pesando 3.500 g, aleitamento materno exclusivo, procura serviço médico e os pais referem quadro de vômitos não biliosos repetidos pós-alimentares há 3 semanas, negando febre ou outros sintomas. Ao exame físico, o lactente encontra-se hipoativo, peso de 3.550 g, com desidratação moderada, e é possível perceber pequena tumoração à palpação abdominal do epigástrio. Diante desse quadro, a hipótese mais provável, o exame complementar mais adequado e o tratamento são, respectivamente:

A
estenose hipertrófica de piloro, ultrassonografia de abdome e tratamento cirúrgico.
B
pâncreas anular, colangiopancreatografia, jejum e descompressão gástrica.
C
megacólon congênito, enema opaco e tratamento cirúrgico.
D
doença do refluxo gastroesofágico, pHmetria e tratamento medicamentoso.
E
invaginação intestinal, radiografia simples de abdome e tratamento cirúrgico.
Paciente de 10 anos de idade é trazido pela mãe com queixa de sangramento nasal ativo de pequena intensidade há 5 minutos, sem repercussão hemodinâmica. Nega episódio anterior. Qual a primeira conduta a ser tomada?
Paciente, 36 anos de idade, lavradora, procedente da zona rural, cursa com diarreia há três meses com perda ponderal de 5 kg, além de dor abdominal. Nega história familiar de câncer. Tem dieta rica em frutas e legumes. O quadro se caracteriza por 8 dejeções/dia com fezes amolecidas, sem muco ou sangue visíveis. Traz exame protoparasitológico de fezes, em uma amostra, negativo. Ao exame físico, se apresenta com hipocromia de mucosas ++/4, IMC: 23 kg/cm², abdome sem visceromegalias. Os exames de laboratório evidenciam Hb: 8 g/dl, VHS: 54 mm na 1ª hora, leucograma: 14,3 mil com 76% segmentados. A colonoscopia revelou úlceras de aspecto serpiginoso em ceco e íleo terminal, com mucosa de permeio normal. O tratamento mais adequado é:
Qual dos parâmetros laboratoriais abaixo sugere uma insuficiência renal aguda pré-renal?
Na avaliação pré-operatória para a composição do Risco Cirúrgico, um paciente com cirrose deve ser criteriosamente avaliado utilizando-se a classificação de Child-Pugh. Qual dos itens abaixo não é elemento para esta avaliação?
Compartilhar